Dicas para fazer um cartaz

Um cartaz deve chamar a atenção, e destacar-se dos demais, para ser eficaz no que transmite. Veja as nossas dicas para fazer um cartaz e destaque-se no mercado!

Os cartazes podem ser criativos, ousados e podem quebrar as regras. São um dos veículos mais eficazes para provocar emoções.

O segredo é encontrar o equilíbrio certo entre os vários elementos que o compõem. A eficácia de um cartaz reside na transmissão atrativa de informações para os gostos estéticos específicos do seu público.

Mas por onde começar e o que é importante ter em mente? Preparámos algumas dicas para fazer um cartaz, que o vão ajudar a tornar o seu trabalho irresistível!

1. O público vem sempre em primeiro lugar.

Conhecer o público-alvo e produto/serviço é a dica mais importante para qualquer criação gráfica. Antes de lançar as mãos ao trabalho, coloque as seguintes questões:

  • Qual é o objetivo deste design?
  • Para quem estou a criar?
  • Estou a vender? O quê?
  • Estou a informar? O quê?
  • Estou a promover? O quê?
  • Quem vai ser o público? O que quero que eles percebam no meu trabalho?
  • Onde vai ser colocado?

Não pense que vai perder tempo, nem pense que não está a trabalhar enquanto reflete sobre estes aspetos. Na verdade, 80% do tempo total envolvido numa tarefa deve ser dedicado ao planeamento. Mais vale definir previamente um caminho do que lançar-se à estrada sem saber para onde vai – dessa forma, vai evitar desgaste desnecessário, e o seu trabalho vai fluir de forma muito mais ágil.

2. Retire elementos desnecessários.

A célebre expressão “menos é mais” não poderia ser mais verdadeira. Às vezes, apenas uma palavra ou uma imagem dramática comunica mais do que um texto denso e intrincadas imagens.

O ideal é ter apenas um elemento que se destaque dos restantes e que prenda a atenção.

Evite adicionar elementos gráficos extra ou palavras a mais apenas pelo motivo de acrescentar mais qualquer coisa.

Design: Chloe Morris

3. Use cor para suscitar uma emoção e atrair o olhar.

A cor é um elemento fundamental na criação de um cartaz. Têm o poder de conceder ao mesmo tema diferentes tons: forte, subtil ou romântico.

Também poderá utilizar blocos de cores. Neste caso, é importante certificar-se que as cores escolhidas funcionam bem juntas e, dessa forma, poderá até obter um fundo fantástico.

As cores poderão ser também bem aproveitadas se usar poucas. Apenas com duas cores, é possível obter um efeito surpreendente.

Design: Brian Stauffer

4. Teste a tipografia.

A tipografia é um elemento essencial na criação de um cartaz e, por si só, pode transmitir muito. Uma tipografia sem serifa transmite seriedade, uma serifa com itálico é elegante e uma fonte que simule a escrita à mão pode exprimir jovialidade.

Escolha sempre duas fontes: uma para a headline e outra para o restante.

Para criar maior impacto, jogue com diferentes tipografias. Mas tenha cuidado para não criar demasiado ruído – mantenha-se simples, claro e objetivo.

Design: Will Miller

5. Crie hierarquia visual.

A mensagem que o cartaz transmite deve ser imediata. Assim, disponha a informação por ordem de importância.

Se tiver pouco texto, opte por um elemento gráfico ou uma imagem forte. Se tiver muito texto, pense numa headline grande e depois coloque a restante informação em blocos.

Design: Mike Jones

6. Não hesite em usar o humor.

Seja diferente. Divirta-se. Jogue com palavras e imagens inesperadas – a não ser, claro, que o tema seja sério.

O humor é um dos melhores excitantes da curiosidade. E se pensarmos bem, é praticamente irresistível, no nosso dia-a-dia, quando alguém se ri às gargalhadas, quereremos também saber a piada. Quem não gosta de rir? 🙂

Design: Alistair Palmer

7. Confie o trabalho a um profissional.

Contar com o serviço de um designer profissional é fundamental para assegurar o sucesso do seu projeto.

Não se deixe levar pela estética per si, porque o que é bonito para si pode não o ser para outras pessoas. E um designer sabe isso. Mesmo que já tenha uma ideia do que deseja, a ajuda de um profissional pode evitar que cometa erros graves quanto a tipos de letra, dimensões, proporções, imagens, etc.

Além disso, o layout será personalizado, pensado e feito para si – dessa forma não correrá o risco de encontrar um cartaz parecido com o seu.

A estrada está aberta. Agora é só criar!

Atraia o seu publico na hora certa, com a mensagem certa. Seja reconhecido pelos melhores motivos, e influencie eficazmente o seu público na hora da decisão.

Tem alguma dica que gostasse de adicionar a esta lista? Partilhe nos comentários!

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2018-05-23T09:49:40+00:00

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