O que é ativação de marca e porque é importante para mim? - Minerva
Ativação de marca

Como é que se ativa uma marca? O que faz com que o consumidor se lembre da marca? Conheça algumas dicas a ter em conta quando lançar o seu negócio.

 

Quando abre um negócio, ninguém o conhece, nem ninguém conhece a sua marca. No início, a sua marca não tem vida. Precisa de ser “ativada” para que possa existir para o mundo.

Mas poderá pensar: isso não é marketing? Sim e não 🙂 A ativação da marca refere-se a ações de marketing pensadas especificamente para dar início e alavancar a sua marca, enquanto que o marketing é o processo contínuo de fazer a promoção e manutenção da mesma.

Hoje em dia, a ativação de uma marca é um desafio. Os meios de publicidade já não provocam o mesmo efeito que provocavam há anos. O consumidor atual é muito mais evoluído, informado, seletivo e defensivo – já criou as suas próprias barreiras para filtrar a informação que interessa daquela que não interessa. E as barreiras são cada vez mais fortes.

Por isso, não há estratégia que não comece pela identificação dos seus consumidores, e por conhecer a forma como eles vivem as marcas, em vez de arrancar logo com uma comunicação indiferenciada e em massa. As pessoas vão reparar em si, não porque gritou mais alto, mas porque lhe proporcionou uma experiência inesquecível. A marca tem de ser ativada na mente dos consumidores.

E isto vale tanto para o início de um negócio, como para um rebranding ou lançamento de novo produto.

Como posso, então, ativar a minha marca?

 

Marketing experiencial

Ativação de marca - Marketing experiencial

Nada melhor que permitir que o público tenha uma experiência direta e em primeira mão com a sua marca.

Porquê? Os nossos 5 sentidos estão em permanente utilização. Se não gostamos de um cheiro, franzimos a testa. Se o toque é áspero, recuamos. Os sentidos levam-nos para onde existem mais benefícios, para onde o nosso corpo quer estar.

Este método de contacto direto tem prevalecido bastante nos últimos tempos, porque se tem revelado uma forma poderosa de permanecer na mente dos consumidores.

Basta ver o exemplo desta campanha de equipamento de desporto aquático, da Tribord. Em vez de comunicar uma lista de benefícios deste colete salva-vidas, criaram uma bebida “falsa” chamada WAVE, que não era mais do que água do mar.

A ideia é lembrar, através de uma experiência sensorial segura, os perigos do mar. Certamente que as pessoas se vão lembrar desta abordagem durante muito tempo!

 

Oferta de amostras

Ativação de marca - Oferta de amostras

Uma outra forma de se dar a conhecer, e muito simples, é “dar a provar” os seus produtos.

Oferecer amostras gratuitas de um novo produto vai fazer com que as pessoas, de facto, o experimentem e, se o fizer de forma criativa, será falado durante muito tempo.

Ofereça os seus produtos em eventos relacionados com a sua área, de forma criativa – assim irá obter melhores resultados do que apenas estar na Rua de Santa Catarina a tentar desesperadamente colocar os produtos nas mãos de pessoas impacientes e cheias de pressa.

Segue um exemplo original levado a cabo pela marca “Mountain Dew”.

 

Junte tudo

Ativação de marca - Redes sociais

É importante que, qualquer que seja a ação tomada, seja integrada nos vários canais de comunicação de forma estratégica e coordenada, e não apenas uma série de execuções desligadas entre si.

Nunca antes existiram tantos canais como hoje. Contudo, não queira estar em todo o lado só porque sim. Analise em primeiro lugar que canais consome o perfil do seu público – é nesses que deve estar.

Assim, faça uma seleção das redes sociais onde vai trabalhar. Não esteja em todas para não desperdiçar tempo e recursos com balas perdidas. Da mesma forma, não tem de publicar a toda a hora para obter mais resultados. Claro que é bom ter conteúdo, mas é preciso garantir que tenha elevada qualidade, para não sobrecarregar os seus seguidores. Prefira a qualidade em detrimento da quantidade.

Integre também o e-mail marketing. Apesar da predominância das redes sociais, o e-mail é um canal vivo e valioso se usado de forma correta.

Monitorize o desempenho. Não avalie a eficácia apenas em termos de aumento de vendas. É claro que o objetivo de qualquer empresa é o lucro, mas uma ativação tem mais a ver com o aumento daquilo a que, em marketing, se chama awareness e com a criação de um canal de diálogo bidirecional com potenciais clientes. Trata-se de criar um elo emocional, de forma a que a sua marca esteja presente na mente do público, gerando maior probabilidade de recorrer a si no momento de compra.

O público está esgotado com marcas. Brinde-o com uma experiência única – estará a dar a oportunidade de ele se lembrar de si e voltar!

 

Se gostou deste artigo e quiser receber comodamente e em primeira mão os nossos conteúdos, subscreva a nossa newsletter. A inscrição é gratuita!

AUTHOR: Minerva

Somos mais que uma empresa de artes gráficas. Damos resposta a todas as necessidades de comunicação da sua empresa. E adoramos o nosso trabalho!

2 Comments

Deixe um comentário ;)

O seu endereço de email não será publicado

Subscribe!