Lista de itens para avaliar o seu website - Minerva
Avaliar website

Um bom website deve aumentar a sua relevância digital e tornar o seu negócio rentável. Nesta lista de itens para avaliar o seu website, veja se está no bom caminho!

 

Já lá vai o tempo em que os websites eram depósitos de publicidade e de apelos persecutórios à compra. Os clientes fogem a sete pés de quem quer forçar uma venda a todo o custo.

E mais: não só fogem a sete pés, mas ficam também com uma imagem repulsiva da empresa que empreende esses métodos de venda agressiva, imagem essa que será depois partilhada com os seus pares, gerando um efeito dominó de queda empresarial.

A tendência contemporânea relativa ao desenvolvimento de websites baseia-se no princípio de que estes devem ser locais onde os clientes se sentem bem, motivados a interagir, e onde podem encontrar informações úteis que lhes resolva os problemas, e outros recursos.

E para atingir esse objetivo, há uma série de fatores que deverá ter em mente. Por isso, preparámos uma checklist para avaliar o seu website, para que possa verificar se está, de facto, no bom caminho.

E isto não é uma meta fechada. É uma avaliação que deve ser levada a cabo periodicamente, porque, em marketing digital, o que é verdade hoje já terá outra reformulação amanhã.

Vamos então prosseguir com os pontos essenciais a que deve dar atenção!

 

Lista para avaliar um website

 

1. A sua página inicial tem os contactos bem visíveis?

 

2. A sua página inicial tem ícones para as redes sociais?

 

3. A sua página inicial tem testemunhos de satisfação de clientes?

 

4. O seu website tem uma navegação clara e intuitiva ou, pelo contrário, quando um utilizador o visita, fica perdido e não consegue encontrar facilmente o que procura?

 

5. O seu website é responsivo? Adapta-se facilmente a qualquer dispositivo móvel?

 

6. O seu website está otimizado para SEO, com as respetivas keywords, meta-description e alt tags das imagens?

 

7. Faz periodicamente análise de métricas através do Google Analytics ou de plataformas equivalentes? Usa essa análise para melhorar o seu desempenho digital?

 

8. Tem um blog? Faz produção de conteúdo relevante pelo menos uma vez por semana? (Mas atenção que o blog deve estar no website. Blogs externos, como o Blogspot e afins não contam ☺)

 

9. Tem uma estratégia permanente de angariação de contactos de e-mail?

 

10. Utiliza alguma plataforma de e-mail marketing (como, por exemplo, o MailChimp ou o E-goi) integrada no seu website?

 

Se começou logo a ficar preocupado nos primeiros pontos, relaxe. É algo que pode ser facilmente resolvido, e ainda vai a tempo.

Pode já ter compreendido a importância de investir em todos estes pontos, de forma profissional, para que a sua empresa não desapareça com o tempo.

Contudo, como a grande maioria dos gestores empresariais, talvez não tenha a disponibilidade mental e temporal para se qualificar nesta área e dedicar-se a todas as implicações deste trabalho.

Por isso, atenda a todas as exigências de gestão do seu negócio, tenha as subestimadas 8 horas de sono por dia e passe mais tempo de qualidade com a sua família.

Deixe este trabalho nas mãos de profissionais experientes e dedicados, que levarão a sua empresa mais longe!

 

 

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AUTHOR: Minerva

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