5 ideias para o seu negócio em 2017 - Minerva
Ideias para o seu negócio

Prepare-se já e implemente estas ideias no seu negócio em 2017, para que o novo ano seja o melhor de todos!

 

1. Planeamento estratégico

Planeamento - Ideias para o seu negócio

A palavra de ordem é planear, planear, planear. Pode parecer óbvio, mas será que realmente o faz?

Pode não ter exatamente a noção do que isto envolve e das vantagens que traz. Não falamos apenas de planear a semana à segunda-feira de manhã (apesar de isto ser igualmente importante).

Falamos de um planeamento a longo prazo. Mas poderá pensar: então eu vou fechar a empresa só para me debruçar 2 ou 3 dias sobre o planeamento anual? Se tal for necessário, sim. É preferível do que andar todo o ano ao sabor do vento, sem saber para onde ir. Contudo, dificilmente isso será necessário, se tiver uma boa organização de tarefas e delegação de responsabilidades. Poderá reservar um período razoável de tempo diário para antever e planear o próximo ano.

Isso evitará que tenha de tomar decisões de aplicação imediata, em cima da hora, face às diferentes situações com que se vai deparar. E as decisões que vai tomar serão sempre baseadas numa ótica de curto prazo, o que, por si só, não é um bom princípio.

Assim, crie um cronograma com uma série de ações que deseje implementar, com os respetivos milestones; ou seja, defina pontos-chave ou marcos de desenvolvimento para cada ação, que representem uma progressão cronológica. Faça também a atribuição de responsabilidade para cada marco.

Nesse cronograma, inclua também algum espaço e tempo para o imprevisto. Podem surgir situações importantes no momento a que queira dar atenção empresarial.

 

2. Modernize-se

Modernize-se - Ideias para o seu negócio

Muitas empresas ainda resistem a que o controlo das suas finanças e atividades seja entregue ao intangível mundo informático. Podem considerar que aquilo que é palpável e tradicional é mais merecedor de confiança.

Contudo, isto não podia estar mais longe da verdade. O potencial de extravio de um papel é enorme. Além disso, num mundo onde praticamente tudo é digital, não fazer uso de softwares de gestão significa ficar para trás.

Assim, invista num bom software (adequado às suas necessidades) que lhe permita agilizar os processos e os respetivos tempos – e que permita uma organização eficaz, eficiente e efetiva. Evite perder muito tempo com burocracia de gestão e dedique-se a atividades estratégicas, fundamentais para o sucesso da sua empresa.

Atualmente, a segurança e a automatização proporcionadas por software de gestão são elevadíssimas. O risco de perder informação ou de a informação cair nas mãos de terceiros é praticamente inexistente, se seguir as boas práticas de segurança online (veja o nosso e-book gratuito “Segurança na Internet: Vol I – O Guia Essencial para Particulares e Empresas”).

 

3. Avalie o seu portfólio de produtos e serviços

Avalie portfolio - Ideias para o seu negócio

O fim de ano é uma excelente altura para repensar a sua oferta, quer em produtos, quer em serviços.

Avalie aqueles que são mais rentáveis e aposte na modernização e evolução dos mesmos, e abdique daqueles que não trouxeram qualquer retorno. Por vezes é difícil abandonar um projeto pelo qual nutrimos um afeto especial, mas quando isso acontece, é preferível converter esse projeto num hobby seu para os seus tempos livres, do que perder dinheiro, energia e tempo em algo que não tem pernas para andar.

Faça também uma pesquisa de mercado para perceber que produtos e serviços estão a ser oferecidos pela sua concorrência, e avalie se a partir daí poderá inspirar-se para obter ideias rentáveis e adaptadas ao seu negócio, e que também respondam a novas necessidades do mercado.

 

4. Desafie o status quo

Desafie o status quo - Ideias para o seu negócio

Não se acomode, mesmo que a sua empresa esteja a ter bons resultados. Costuma dizer-se que não se mexe na equipa que está a ganhar mas, no mundo empresarial, isso não é verdade. Se não mexer na equipa que ganha, a equipa vai começar a perder.

Assim, abra a sua mente à mudança e comece a pensar em formas de melhorar o seu desempenho, a rentabilidade dos seus produtos e serviços, e de se relacionar de forma mais próxima com os seus clientes.

Abra também a sua empresa ao mundo. Promova iniciativas que a levem fora de portas, e promova uma relação especial com a comunidade. Saia da caixa, saia da empresa, saia de si. Desde que tenha os pés assentes na terra, o céu é o limite.

 

5. Domine a internet

Domine a internet - Ideias para o seu negócio

Se a sua empresa já tem um website, parabéns! Mas isso não basta. De pouco serve ter um website se ninguém o encontrar nas pesquisas.

É um pouco como ter uma casa, mas sem acessos, isolada do mundo – ninguém vai saber que existe e ninguém lhe vai bater à porta.

Assim, aposte numa estratégia de marketing digital integrada, com um bom website adaptado ao comportamento atual do consumidor, com uma boa otimização SEO para que seja facilmente encontrado nos motores de busca, e com uma boa presença nas redes sociais. Esteja onde o seu cliente está, e relacione-se com ele não como uma empresa, mas como alguém disponível e competente que resolve problemas.

Acima de tudo, produza regularmente conteúdo de qualidade para os seus seguidores, e partilhe-o em várias plataformas. Não se torne só desejado, torne-se também necessário.

 

Sabemos que pensar sobre todos estes pontos não é algo a ser feito de ânimo leve, principalmente estando submergido em inúmeras tarefas e responsabilidades que demandam atenção imediata.

É importante que esteja mentalmente disponível e sem outras preocupações que venham furtar a sua concentração, e que esteja também com entusiasmo e otimismo para que as ideias fluam.

Neste “retiro” que aconselhamos a fazer, rodeie-se de outras pessoas (sócios e colaboradores) que tenham uma visão positiva e construtiva para gerar um brainstorming eficaz. Não se preocupe se as primeiras ideias parecerem pouco viáveis ou até mesmo “loucas”. Os brainstormings são mesmo assim: têm um início pouco exequível, mas faz parte do processo. Continue! Acabará por chegar onde pretende.

 

 

Se gostou deste artigo e quiser receber comodamente e em primeira mão os nossos conteúdos, subscreva a nossa newsletter. A inscrição é gratuita!

AUTHOR: Minerva

Somos mais que uma empresa de artes gráficas. Damos resposta a todas as necessidades de comunicação da sua empresa. E adoramos o nosso trabalho!

Sem comentários

Deixe um comentário ;)

O seu endereço de email não será publicado

Subscribe!