Impressão digital ou offset: qual é a melhor para mim?
Impressão digital ou offset

Impressão não é apenas imprimir. Compreenda as diferenças entre impressão digital e offset para escolher a melhor impressão para o seu trabalho!

 

Muitas empresas e empreendedores acham que imprimir é apenas imprimir, qualquer que seja o trabalho que precisem.

Contudo, a evolução tecnológica veio trazer grandes mudanças e avanços no mercado da impressão – novas opções de material, máquinas com desempenhos e velocidades de impressão superiores, sendo agora possível otimizar uma série de fatores de impressão para determinados tipos de trabalhos.

Consequentemente, os diferentes tipos de impressão apresentam benefícios e finalidades específicos, e uma escolha incorreta pode fazer a diferença entre obter de imediato um trabalho bem-sucedido ou encontrar inesperadas surpresas que podem comprometer o seu projeto.

Assim, resta apenas uma dúvida: qual é o tipo de impressão mais adequado para o meu trabalho?

Para dirimir esta questão, falaremos sobre cada um dos tipos de impressão e, a seguir, avançaremos com algumas orientações para o ajudar a tomar a melhor opção.

 

O que é impressão offset?

Offset - Impressão digital ou offset

A sua designação – offset (fora do lugar) – advém do facto de a imagem não ser impressa diretamente no material.

Este sistema é fascinante – funciona de forma rotativa e envolve uma série de cilindros que conduzem a tinta, a água e o papel. Um deles, chamado de “cauchú”, é revestido a borracha e absorve as informações enviadas de todos os outros cilindros, sendo aquele que vai imprimir diretamente no material.

As cores são impressas uma a uma e formam as imagens por adição da pigmentação das cores.

Este método possibilita também a impressão em vários tipos e gramagens de papel, inclusivamente impressão de aromas.

Durante todo o processo, as máquinas precisam de vários ajustes, como a quantidade de tinta, de água e a humidade, de forma a obter a melhor precisão e qualidade no seu trabalho.

Principais benefícios

  • Alta velocidade.
  • Adequado para grandes tiragens, como jornais ou revistas.
  • Suporta grandes formatos.
  • Imprime em diferentes tipos e gramagens de papel.
  • Imprime em diferentes materiais.
  • Imprime aromas.

 

O que é impressão digital?

Digital - Impressão digital ou offset

O método de impressão digital elimina grande parte da mecânica envolvida na impressão offset. Em alguns equipamentos, as cores são impressas a laser de uma única vez e de forma direta, sem intermediários. Este facto torna este método mais económico e permite imprimir poucas unidades.

Principais benefícios

  • Adequado para pequenas/médias tiragens.
  • Definição e resolução excelentes, muito próximas da realidade, com grande saturação de cor.
  • Permite a impressão com dados variáveis, ou seja, personalização sequencial de campos a imprimir com diferentes conteúdos, como nome, morada, entre outros.

 

Qual é a melhor opção para mim?

qual-a-melhor-opcao-impressao-digital-ou-offset

Considerando as diferenças acima referidas, não podemos dizer que um método é melhor que o outro. Ambos irão atender públicos e necessidades diferentes, conforme a necessidade de cada projeto. Assim, é natural que a mesma empresa tenha de recorrer a ambos os tipos de impressão.

Para impressões em grandes quantidades – centenas ou milhares – ou quando precisa de uma cor Pantone em particular, a impressão offset é a melhor opção.

Se tem urgência em imprimir o seu trabalho, e se o número de impressões é relativamente pequeno, a impressão digital é a sua solução.

Quanto ao fator económico, é importante referir que a impressão offset tem um custo fixo à partida, independentemente das quantidades que precisar. Isto porque este processo envolve fotolitos, montagens, chapas, gravação e revelação das mesmas, afinação de máquinas, etc. O tempo de preparação de cada chapa é, habitualmente, 30 minutos. O custo fixo da impressão digital é muito menor, apesar de existente, dado que envolve apenas enviar a impressão para a máquina e esperar alguns minutos para ser impressa.

Contudo, a velocidade de impressão offset, uma vez feita a preparação, é muito mais rápida que a digital. Além disso, a relação custo/benefício reside na quantidade que vai precisar porque, apesar de a impressão offset ter um maior custo à partida, pode compensar quando se trata de grandes quantidades.

Quanto ao fator qualidade, a forma como a tinta é aplicada no papel é diferente nos dois tipos de impressão. Na impressão digital, a tinta é impressa na superfície do papel, enquanto que, na impressão offset, a tinta penetra no material. Isto faz com que os trabalhos feitos em impressão digital aparentem ter mais saturação, e que os trabalhos feitos em impressão offset tenham maior durabilidade.

De realçar que falar das diferenças entre os dois métodos não significa que um é melhor que o outro. Significa que ambos têm pontos positivos e negativos. O que define se uma impressão é melhor que a outra é o tipo de trabalho a que se destina, e não a impressão em si.

Não deixe nunca de se aconselhar com a sua gráfica sobre a melhor opção para si. Poderá também constatar, nesse aconselhamento, em que nível de excelência a gráfica se situa – se prontamente se mostra disponível para melhor o aconselhar e se revela conhecimento e domínio sobre o assunto, ou se apenas lhe pergunta qual a impressão que quer.

 

Restou alguma dúvida? Partilhe em baixo nos comentários. Teremos o maior prazer em o ajudar! 🙂

 

 

Se gostou deste artigo e quiser receber comodamente e em primeira mão os nossos conteúdos, subscreva a nossa newsletter. A inscrição é gratuita!

AUTHOR: Minerva

Somos mais que uma empresa de artes gráficas. Damos resposta a todas as necessidades de comunicação da sua empresa. E adoramos o nosso trabalho!

Sem comentários

Deixe um comentário ;)

O seu endereço de email não será publicado

Subscribe!