Prova impressa e digital: o que são e porque são necessárias? - Minerva
prova impressa

Ninguém gosta de encomendar impressões de altas tiragens, e depois, no final, descobrir um erro. A prova impressa e digital podem evitar essa dor de cabeça!

 

Quando entrega um projeto para impressão, quer ter a certeza de que aquilo que idealizou corresponderá exatamente ao produto final.

A questão é que, quando prepara o seu projeto no computador, o mais provável é que não o esteja a visualizar nas suas cores reais, e que o resultado final seja claramente diferente.

Por outro lado, quando estamos imersos durante muito tempo num trabalho, pode ocorrer o fenómeno “cegueira por cansaço”; aquele em que o olhar já não deteta uma letra que falta, ou um contacto telefónico errado.

Pode também acontecer que aquilo que imaginou para o seu projeto não resulte quando passa para a realidade física do material; acontece, por exemplo, em trabalhos que envolvem embalagens, dobras, diferentes tipos de papéis e acabamentos.

Mas significa isto que um resultado final será sempre uma incerteza? Muito pelo contrário 🙂 É aqui que as provas entram: a digital ou a impressa. Veja em que consistem, e o que podem fazer por si!

 

O que é uma prova?

o que é uma prova impressa

As provas são uma representação realista do aspeto final que o trabalho terá.

São usadas para efetuar uma série de confirmações antes de o trabalho entrar em produção, para garantir que tudo está em perfeitas condições, sem erros, e, dessa forma, não ficar a braços com milhares de catálogos inutilizados.

Por outras palavras, uma prova é a sua última oportunidade para ter a certeza de que os tipos de letra, as imagens, as cores, as margens (entre outros) estão corretos.

Além disso, é também o momento de tocar e sentir o produto final nas suas mãos antes de finalizar o seu projeto. No fundo, é uma amostra para o cliente, e um guia para o impressor.

Existem dois tipos de prova, de acordo com o tipo de verificações que se pretendem fazer: a prova digital e a prova impressa.

 

Prova digital

o que é uma prova digital prova impressa

As provas digitais permitem visualizar uma simulação do seu trabalho final num monitor de computador, habitualmente através de um PDF.

Este tipo de prova é muito útil para confirmar se os tipos de letra estão corretos e se todos os elementos gráficos estão bem posicionados. Contudo, não é útil para avaliar a precisão de cor, dado que cada monitor tem calibrações diferentes, nem para verificar detalhes de paginação. Contudo, são um meio razoável para confirmar os elementos e o layout.

Todos os designers devem, pelo menos, pedir uma prova digital à gráfica com quem trabalham.

 

Prova impressa

prova impressa

As provas impressas são a melhor opção para fazer confirmações de cor. Trata-se de um teste de cores realizado em impressão digital; dito de outro modo, é uma simulação física do resultado final do seu trabalho, obtida por impressão digital.

Por vezes, é necessário fazer mais de uma prova para se chegar à cor desejada.

É utilizada para analisar minuciosamente o trabalho. Poderá ver o material na sua mão, e antecipar outras questões do ficheiro que, de outra forma, podem não ser visualizados.

Depois da sua aprovação, esta prova é entregue ao impressor, que a utilizará para obter uma correspondência exata de cores. É na prova que ele se baseia para regular a distribuição necessária das tintas.

Esta é a prova que deve pedir se a sua preocupação principal for a precisão de cores. Desta forma, eventuais imprecisões podem ser corrigidas a tempo.

 

Questões a que deve estar atento:

questões prova impressa

  • Qualquer que seja o tipo de prova que peça, é importante estar atento aos seguintes aspetos:
  • As imagens estão bem posicionadas, cortadas e com escala/proporções corretas?
  • Os bleeds, as perfurações e as dobras estão indicadas corretamente?
  • O conteúdo e os elementos gráficos estão posicionados corretamente?
  • Os cortes têm os tamanhos certos?
  • As margens estão corretas?
  • Todos os elementos estão em proporção?
  • Existem erros gramaticais ou semânticos?
  • A paginação está correta?
  • As cores estão precisas?

 

Tome o seu tempo para validar a prova. Não se apresse. Procure não apenas o que está correto mas, sobretudo, o que está incorreto. Reveja o texto várias vezes. Depois de dar o aval a uma prova e o trabalho entrar em produção, não será possível voltar atrás.

Uma gráfica experiente analisará os seus ficheiros para confirmar uma série de questões e, se encontrarem problemas, fornecem sugestões para os resolver.

Restou alguma dúvida? Partilhe connosco nos comentários; teremos todo o prazer em ajudar!

Se gostou deste artigo e quiser receber comodamente e em primeira mão os nossos conteúdos, subscreva a nossa newsletter. A inscrição é gratuita!

AUTHOR: Minerva

Somos mais que uma empresa de artes gráficas. Damos resposta a todas as necessidades de comunicação da sua empresa. E adoramos o nosso trabalho!

Sem comentários

Deixe um comentário ;)

O seu endereço de email não será publicado

Subscribe!