Rebranding: o que é, e porque preciso de o fazer? - Minerva
Rebranding

Certamente já terá ouvido falar sobre rebranding, ou branding. De que se trata?

Em termos gerais, rebranding é o processo que envolve melhorar e renovar a perceção de uma marca no mercado.

Pode passar por criar um novo nome de empresa, uma nova identidade, uma nova gestão de negócio, uma nova filosofia operacional, um novo logótipo, um novo design – ou a combinação de todas estas ações de rebranding para criar um novo fôlego e um novo posicionamento da marca junto dos clientes, fornecedores, colaboradores, media e concorrência.

Pode também apenas envolver alterações subtis da imagem da empresa – alguns importantes ajustes que transmitam suavidade e modernidade – quando se deseja manter a sua história, os seus valores e a relação que já construiu com os seus clientes.

No fundo, rebranding existe e é necessário porque, atualmente, é praticamente impossível gerir uma empresa sempre da mesma maneira. A evolução é inevitável. Os públicos mudam de perfil ao longo do tempo. Se continua a gerir a sua empresa da mesma forma desde que ela foi criada, o mais certo é que esteja estagnada e que esteja a perder negócios.

A mudança é muito saudável para uma empresa, quer seja radical ou quer envolva pequenos ajustes. Além disso, as ações de rebranding costumam ser altamente respeitadas pelo mercado, porque transmitem dinamismo, vivacidade e, acima de tudo, genuíno empenho e profissionalismo para que a empresa se destaque num mercado cada vez mais competitivo.

O processo de rebranding deve sempre ser visto como uma evolução da marca, e não como a morte dela para o nascimento de uma outra.

 

Mas como saber se o rebranding é para a minha empresa?

 

Imbuídos ainda do espírito de reflexão que um novo início de ano sempre traz, queremos contribuir para a sua própria reflexão e ajudá-lo a avaliar se este é o melhor momento para fazer um rebranding à sua empresa.

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MOTIVOS PARA FAZER UM REBRANDING

 

1. Previsão de crescimento

Quando a sua empresa cresce e prolifera em várias filiais, a marca precisará de um rebranding para adquirir a força e o impacto necessário para acompanhar o novo mercado.

 

2. Nova área de negócio ou novo público

Se a sua marca vai começar a abranger uma nova área de negócio ou vai atingir um novo público, fazer rebranding é essencial para evitar problemas de coerência com a marca atual e para garantir a eficácia da mensagem a passar, tendo em conta as diferentes experiências do público alargado.

 

3. Tempo

Se a sua empresa data já de muitos anos, inevitavelmente vai ficando mais velha e começará a ser vista como “ultrapassada”. Nesta altura, fazer um rebranding vai revitalizar a imagem da sua empresa e permitirá que esta continue a ser desejada, evitando assim que perca espaço no mercado.

 

4. Concorrência

Se uma empresa concorrente está a desenvolver uma grande notoriedade no mercado, e está a deixar a sua empresa para trás, um rebranding vai ajudar a recuperar a sua empresa e a proporcionar o impulso que precisa para superar a empresa concorrente.

 

Uma decisão tão importante como esta não deve ser tomada de ânimo leve. Mesmo que tenha a certeza que é necessário fazer um rebranding à sua empresa, existem riscos associados que podem conduzir a um resultado oposto àquele que se espera.

Assim, aconselhe-se sempre com profissionais especializados para obter as melhores orientações e conselhos relativamente à sua empresa em particular. Não existem duas empresas iguais, e o que poderá ser melhor para uma, poderá não ser o melhor para outra.

 

Chegados a este ponto, a que conclusão chegou? Estará na hora de a sua marca de reposicionar no mercado?

 

Alguns exemplos de rebranding:

 

Apple

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Microsoft

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BMW

 

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SHELL

 

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AUTHOR: Minerva

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