Saiba como e onde distribuir os seus flyers - Minerva

Depois de produzir os seus flyers, não veja o seu investimento cair por água abaixo! Veja como pode obter bons resultados na altura da distribuição.

 

Os flyers são um dos materiais mais amigáveis do público em geral. Praticamente todas as pessoas gostam de receber flyers, e têm curiosidade sobre a mensagem que vão encontrar.

É, por isso, quase sempre o primeiro passo quando se pretende divulgar algo: fazer e distribuir flyers. É simples, prático e eficaz.

Contudo, para que a distribuição traga bons resultados, é preciso que seja pensada e planeada; caso contrário, estará a desperdiçar tempo, dinheiro e uma excelente oportunidade de divulgação.

Assim, preparámos algumas ideias-chave para que, após o investimento inicial num bom design e numa impressão que realmente impressione, faça os seus flyers voar – não à deriva, mas em direção a alvos certeiros.

Por onde devemos começar?

 

1. Faça as perguntas certas.

Flyers - faça as perguntas certas

A estratégia que nortear a sua divulgação deve, em primeiro lugar, assentar sobre algumas perguntas:

  • Onde está o seu público-alvo?
  • Quais são os seus hábitos diários?
  • O que consideram útil e interessante?

A resposta a estas perguntas vão ajudar a decidir o local de distribuição – não só a localidade, mas também locais frequentados pelo seu público-alvo.

Com isto em mente, faça um mapa de locais próximos à sua empresa que preencham esses requisitos.

 

2. Seja criterioso com quem vai distribuir

Flyers - Seja criterioso

Pode parecer pouco importante, mas a imagem da pessoa que vai distribuir vai ficar diretamente associada à sua empresa.

O ideal seria você próprio o fazer, para ter um contacto mais direto com os seus clientes. Quando isso não for possível, contrate pessoas experientes e confiáveis, para minimizar o risco de os seus flyers serem distribuídos 10 de cada vez “para despachar”, e em locais aleatórios.

Invista também na apresentação pessoal. É importante que a pessoa que faça a distribuição use roupa personalizada e estampada com a sua marca. Esta é mais uma forma de associar rigor e profissionalismo à sua empresa.

 

3. Alinhe a divulgação com toda a empresa

Flyers - alinhe a divulgação

Muitas vezes, um cliente pede informações numa empresa sobre algo que viu num flyer e ninguém está a par. Certamente que já aconteceu consigo.

Com que impressão ficou? Pois é. Não vai querer dar essa imagem da sua empresa: desorganizada, sem comunicação interna, que divulga informações que não podem ser verificadas – logo, potencialmente inverídicas.

 

4. Formas de distribuição

Flyers - Formas de distribuição

 

  • Aos seus clientes

O mais óbvio – entregue os flyers aos seus clientes, e disponibilize-os em locais estratégicos na sua empresa.

Se tem uma loja online ou se faz a entrega de produtos, também pode inserir os flyers dentro das embalagens das encomendas. Receber algo inesperado, principalmente se for atraente e útil, é sempre positivo.

  • Na rua

Procure sempre ruas movimentadas e concentrações de pessoas, de forma a alcançar o maior número possível de oportunidades.

Aborde preferencialmente pessoas que possam ter o perfil do seu público-alvo. Concentre o seu esforço onde houver mais probabilidade de conversão. É preferível abordar poucas pessoas que prestem realmente atenção, do que muitas que vão colocar o flyer no contentor mais próximo.

Dica extra: tenha o cuidado de entregar o flyer sempre na posição em que a pessoa lê, e não virado para baixo. Isso causa mais impacto e melhora a interação.

  • Em estabelecimentos

Entre em contacto com os seus parceiros de negócio e peça para deixar os seus flyers nos seus estabelecimentos. Este benefício pode ser mútuo – mostre-se disponível para retribuir, colocando também informação dos seus parceiros na sua própria empresa. Todos ficam a ganhar!

De seguida, procure alguns spots de consumo ou de lazer frequentados pelo seu público-alvo, e peça para deixar os seus flyers – no balcão de atendimento, na sala de espera, e em outros sítios por onde necessariamente os clientes passam. É também uma oportunidade de criar contactos com os responsáveis pelos estabelecimentos e, quem sabe, criar também novas parcerias.

  • Em publicações periódicas

Faça uma listagem de publicações periódicas de referência na sua zona, e aproveite o facto de já serem distribuídas na sua localidade-alvo para inserir o seu flyer na publicação. Por exemplo, alguns jornais ou revistas locais e da especialidade dispõem deste serviço pago.

  • Porta a porta

Se o seu flyer vai interessar à generalidade da população, a distribuição nas caixas de correio pode ser uma boa opção. Isto implica que tenha um grande número de flyers de forma a abranger adequadamente a localidade, e que tenha também de percorrer algumas distâncias.

Tente aproveitar, por exemplo, deslocações já previstas a uma determinada zona para distribuir nesse local.

Também poderá recorrer a serviços postais pagos que fazem essa distribuição, juntamente com o correio regular.

 

5. Não abdique da qualidade

Flyers - Qualidade

Deixe de parte a ideia de que “não precisa de ser uma coisa muito elaborada, qualquer coisa serve porque vai acabar por ir para o lixo.” Porquê?

Atente bem nessa frase. Reparou que já está a condenar os seus flyers ao fracasso, mesmo antes de os distribuir? Já os está a destinar ao lixo? É verdade que alguns acabam por ter esse fim – mas prefere que tenham esse fim segundos depois de o cliente ter o flyer na mão, ou depois de o cliente fazer a compra (no fundo, depois de o flyer ter cumprido o seu objetivo)?

A qualidade do flyer vai determinar a atenção e o cuidado que a pessoa lhe vai conceder. Alguns flyers são de tal forma admiráveis que muitas pessoas os estimam, os mostram aos amigos, e os guardam. O que quer que aconteça com os seus?

Além disso, a qualidade do flyer vai refletir a qualidade dos seus produtos. Não espere ter bons resultados se o seu flyer transmitir desleixo e fraca qualidade. As pessoas vão pensar o mesmo dos seus produtos ou serviços.

A comunicação, por mais simples que seja, deve transmitir profissionalismo e confiança, porque nunca vai estar dissociada da sua empresa.

 

Faça o melhor uso dos flyers da sua empresa, e potencialize as ações do seu negócio!

Restou alguma dúvida? Teremos o maior prazer em ajudar! Fale-nos da sua experiência nos comentários e partilhe connosco o seu conhecimento!

 

 

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AUTHOR: Minerva

Somos mais que uma empresa de artes gráficas. Damos resposta a todas as necessidades de comunicação da sua empresa. E adoramos o nosso trabalho!

2 Comments
  • Beatriz Araújo

    Distribuir folhetos em semáforos também é uma boa opção. Enquanto o sinal está vermelho, há mais disponibilidade para abrir o vidro e aproveitar o tempo morto para, pelo menos, dar uma espreitadela ao prospecto. Mais, à partida o folheto não vai ser atirado pela janela, pelo que o tempo de permanência até potencialmente ser deitado ao lixo é muito superior e a probabilidade de ser lido também muito maior.

    Fevereiro 21, 2017

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