A decoração de montras é mais do que uma amostra dos seus produtos. Representa também a filosofia da empresa e pode determinar se o cliente entra ou não!
Uma loja com um interior belíssimo, bem organizado, criativo e limpo só terá sucesso se a montra chamar a atenção.
A montra é o primeiro contacto que o cliente tem com sua loja e, como tal, é a primeira e a melhor oportunidade de converter um transeunte num potencial cliente.
E a função da montra é precisamente essa: chamar a atenção e criar o interesse em entrar para efetuar uma compra.
O que considerar, então, na decoração de montras? Veja as nossas dicas.
1. Mostre o valor / benefício.
Uma boa montra não é aquela que está inundada de preços e etiquetas. Porquê?
Porque, na verdade, não está a apenas a vender uma camisa, ou umas calças, ou um relógio. Está a vender uma ideia e um sentimento.
O cliente não está apenas à procura de um produto; não compra só para ter alguma coisa. Tudo aquilo que o produto pode fazer pelo cliente e pelos seus sonhos faz também parte da venda. O cliente compra para se sentir de uma determinada forma, para ser considerado de uma determinada maneira.
O consumidor está cada vez mais impermeável à publicidade. Por isso, aposte em conteúdos de entretenimento com os quais o seu público se identifica e que estaria disposto a consumir.
O preço não importa (ou importa menos). Importa o valor e o sonho que comunica.
2. Atualize as suas montras.
É provável que o tráfego de pessoas que passa à frente da sua loja seja consistente. São praticamente as mesmas pessoas que vão para o trabalho, que vão almoçar, que regressam a casa.
Por isso, dê motivos aos seus clientes para pararem novamente em frente à sua montra.
Por exemplo, quando um produto esgotar, certifique-se de que é retirado da montra e substitua-o por outro artigo. Quando uma determinada promoção terminar, remova a sinalética correspondente. Não transmita a ideia de estagnação.
Quanto mais frequentes foram as atualizações da decoração de montras, mais pessoas vão olhar para a sua loja. Claro que isto não deve significar um esforço caro e demorado. Um bom planeamento antecipado evitará precisamente isso e, por vezes, basta apenas fazer uma alteração de um item-chave para toda a montra parecer diferente.
As pessoas que passarem todos os dias pela sua montra vão perceber que algo mudou, e vão querer saber o quê.
3. Inspire-se.
Tome tempo para conhecer os que os outros fazem. Por exemplo, as montras das lojas na 5.ª Avenida, em Nova Iorque ou até mesmo da Harrods, em Londres, investem o seu melhor para contar histórias e estimular os sonhos dos seus clientes.
Por isso, eduque o olhar. Percorra as ruas, inspire-se, visite as melhores lojas e observe a decoração de montras: as mudanças, os produtos, o tom, o conceito, a história. Seja criativo e traduza as melhores ideias para o coração do seu negócio e para a linguagem do seu público.
4. Mantenha a montra limpa.
Lembra-se de todas aquelas vezes em que os seus pais o chamaram atenção para manter o seu quarto arrumado?
Na verdade, eles prepararam-no para este momento – o dia que que iria abrir uma loja. OK, pode não ser exatamente assim ? mas a verdade é que a limpeza tem um impacto fundamental na experiência de compra do cliente.
Este aspeto parece demasiado óbvio, mas muitas vezes é descurado e pode ser esquecido no meio de mil solicitações.
Uma montra com pó e com pequeninas moscas mortas são o ideal para afugentar clientes. Uma casa de banho negligenciada ou sujidade atrás de um equipamento são também fortes motivos para os clientes evitarem a sua loja.
Por isso, esteja atento e conserve a montra da sua loja impecavelmente limpa.
Está nas suas mãos o poder de transformar uma monta vulgar num elevator pitch que salte à vista de quem passa!
Que achou deste artigo? O que acrescentaria? Partilhe as suas experiências connosco nos comentários!