Precisa de um cartão de visita perfeito? Selecionámos 5 dicas para passar uma imagem memorável da sua empresa!
A forma como se apresenta a alguém revela muito sobre si, e o cartão de visita é, muitas vezes, responsável pela primeira imagem que um cliente terá sobre a sua empresa.
No fundo, é um aperto de mão que deixamos com alguém e uma “senha” para que as pessoas se sintam à vontade para estabelecer contacto.
Certamente se lembrará de alguém que, quando se apresentou e falou consigo, lhe deixou um elemento gráfico com um design incrível – meio caminho andado para conquistar confiança.
Veja o que pode ser feito para que o cartão de visita não seja apenas uma peça de informação!
1. Coloque apenas informações essenciais.
Um cartão de visita com demasiada informação transmite falta de foco e de capacidade de síntese. Transmite também dispersão e confusão.
Tudo isto são, certamente, valores que não quererá ver associados à sua empresa.
Este é um dos casos onde melhor se aplica a expressão menos é mais. Lembre-se que o objetivo do cartão de visita é persuadir o contacto. Assim, deverá conter apenas a informação suficiente para que isso seja possível.
2. Evite os dégradés.
Ainda que lhe possa parecer “bonito”, acredite: esse grafismo está desatualizado e torna o cartão de visita saturado – para além de que dificulta a obtenção de harmonia cromática.
3. Use espaçamentos adequados.
Certamente que nunca teve vontade de ler textos longos, cerrados e com pouco espaçamento.
O mesmo se passa com o cartão de visita. Deve haver espaço suficiente para o texto respirar e para tornar confortável a sua leitura. Lembre-se que as pessoas tendem a ler na diagonal; por isso, organize a informação em blocos espaçados e visualmente harmoniosos.
4. Use e não abuse dos acabamentos.
Existem brilhos que fazem a diferença; às vezes, um toque prateado ou dourado pode conceder sofisticação à sua imagem.
Explorar diferentes texturas também pode acrescentar uma sensação táctil diferenciada.
Poderá igualmente ter um corte diferente, em formatos relacionados com os seus produtos ou serviços, ou outros.
Mas não exagere; caso contrário, corre o risco de transformar o seu cartão de visita num objeto pesado ou pretensioso. A subtileza aqui é a palavra-chave.
5. Verifique sempre a ortografia.
Pode parecer óbvio, mas não imagina como é frequente a existência de incorreções ortográficas que passam despercebidas.
Assim como vemos apenas um ponto preto pequeno numa grande folha branca – e nos esquecemos de toda a folha branca – assim o erro ortográfico vai ocupar toda a atenção do cliente; ele não verá mais nada para além disso. E a imagem da sua empresa cairá a pique.
Em caso de dúvida, consulte aquele seu amigo ou colega amplamente conhecido pelo seu fervor linguístico, e evite futuros constrangimentos.
O design e a criatividade são elementos fundamentais na criação de um cartão de visita, para despertar a atenção do seu cliente e criar nele o desejo de trabalhar consigo.
Por isso, confie o trabalho a um designer experiente. Não se deixe levar pela estética per si, porque o que é bonito para si pode não o ser para outras pessoas. E o designer sabe isso. Mesmo que já tenha uma ideia do que deseja, a ajuda de um profissional pode evitar que cometa erros graves quanto a tipos de letra, dimensões, proporções, imagens, etc.
Da mesma forma, não imprima o seu cartão de visita em casa. O que vê no monitor nunca é o que se obtém na impressão. Por isso, é importante contar com uma gráfica especializada, que cuide também dos aspetos da pré-impressão, de forma a garantir que todo o processo tem um final feliz.
As dicas aqui propostas são um começo, mas se quiser ter um cartão de visita profissional agora mesmo, entre em contacto connosco. Terá também a vantagem de, no mesmo local, solicitar também a criação do seu logotipo, do website da sua empresa, dos catálogos, e muito mais.
Vamos fazer algo incrível? ?