Se o seu cartão de visita é colocado no lixo no mesmo dia em que o entregou, é possível que esteja a cometer um destes erros. Veja o que fazer para os evitar!
Hoje em dia, o cartão de visita ainda é uma das ferramenta de marketing mais importantes e económicas que uma empresa pode ter.
São indispensáveis para ajudar as pessoas a lembrarem-se de si quando regressam à empresa ou a casa, e proporcionam uma forma facilitada de entrar em contacto consigo.
Um cartão de visita tem que transmitir profissionalismo e competência para convencer estranhos de que os pode ajudar.
Existe uma grande probabilidade de o seu cartão de visita estar a dar prejuízo à sua empresa, devido a um dos 6 aspetos que aqui vamos analisar.
Mas não se preocupe! Apresentamos também algumas soluções práticas. Está pronto?
1. Demasiada informação.
Problema: Os cartões de visita têm, por natureza, um espaço limitado. Por isso, se ceder à tentação de colocar demasiada informação, o cartão irá parecer desorganizado e será difícil de ler.
Solução: Inclua apenas informação essencial para que o cartão cumpra a sua função, que é facilitar o contacto consigo – nome, função na empresa, contacto telefónico, e-mail e website.
2. Informação insuficiente
Problema: Sabemos que a tendência minimalista tem muitos adeptos; de facto, também a subscrevemos! Contudo, um cartão de visita perde a sua razão de existir se não contiver a informação necessária para entrar em contacto consigo.
Solução: Não sacrifique o conteúdo por causa do design. O design não deve determinar a mensagem que queremos transmitir; deve facilitar. Mantenha-o minimalista, mas inclua informações vitais e contactos detalhados.
3. Não usar o verso
Problema: Como já referimos, o espaço do cartão de visita é limitado, e pode não ser possível colocar apenas num lado a informação que consideramos importante.
Solução: Tire o máximo partido do espaço do cartão de visita, explorando também as potencialidades funcionais e criativas que o verso proporciona. Isto fará também que a pessoa que recebe o seu cartão tenha uma experiência mais completa e satisfatória.
4. Fraca qualidade do papel
Problema: As primeiras impressões são decisivas. Se o seu cartão de visita for impresso num papel de baixa qualidade, as pessoas vão reparar nisso e vão associar baixa qualidade à sua empresa.
Solução: Invista em papel de maior qualidade. Poderá ter um custo ligeiramente superior, mas vale a pena. De pouco adianta poupar nos cartões se isso afastar os clientes.
Dica extra: O mesmo se aplica à qualidade de impressão. Cartões impressos em casa vão transmitir a ideia de que os seus produtos e serviços são… deploráveis! Apresente um cartão de visita agradável e confortável ao toque.
5. Design inexistente ou aborrecido
Problema: Um cartão de visita demasiado simples e anódino é aborrecido, e facilmente será esquecido. Deve ser memorável para que as pessoas se lembrem de si e queiram entrar em contacto consigo. Deve ser um aperto de mão firme e convidativo.
Solução: Não caia na tentação de criar o seu próprio cartão de visita, mesmo que ache que tem “jeito” ou que tem um “bom sentido estético”. Confie esse trabalho a um designer experiente, que saberá criar em função de uma mensagem eficaz, sem se deixar levar por gostos pessoais – subjetivos, variadíssimos e, por isso, armadilhados.
6. Esquecer que os tem
Problema: Este problema pode até derivar do ponto anterior. Se esqueceu que tem cartões de visita, imagine os seus clientes! Os cartões podem, por vezes, ficar adormecidos na mesa ou gaveta.
Solução: Tenha sempre um stock de cartões consigo, onde quer que vá – na sua carteira ou pasta, prontos a serem entregues quando a oportunidade se apresentar. Invista num porta-cartões para os manter organizados e protegidos.
Dica extra: Quando entregar um cartão de visita, peça também um. Além de ser uma cortesia profissional, a pessoa irá perceber que tem real interesse em trabalhar com ela, e é uma forma de garantir que terá os meios para contactar a pessoa caso esta não o faça.
Tendo isto em mente, procure o seu cartão de visita e observe-o com atenção.
Vê algum dos aspetos referidos? Trate hoje mesmo de os resolver; e, se precisar de ajuda, basta um contacto para ter um cartão de visita profissional e memorável!
Ajude as pessoas a lembrarem-se de si, e certifique-se de que se lembram de si pelos motivos certos!