O panorama da comunicação empresarial está em constante evolução, moldado por avanços tecnológicos, mudanças nas expectativas do público e um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico.
Deste modo, neste artigo reunimos algumas estratégias inovadoras que irão ajudar a sua empresa a adaptar-se e a destacar-se neste desafiante cenário, de forma a que possa ligar-se aos seus clientes de maneira eficaz.
1 – Personalização
Atualmente, a comunicação em massa já não é eficaz. As empresas recorrem a abordagens cada vez mais personalizadas e segmentadas para alcançar os seus públicos-alvo com mensagens relevantes, que atraem e se aproximam das pessoas, incentivando a sua interação.
Vínculos fortes entre marcas e clientes conseguem-se através de estratégias que fazem com que estes se sintam compreendidos e valorizados, e que as suas necessidades e preferências estão a ser entendidas, respondidas, e por vezes antecipadas.
2 – Conteúdo Interativo
Assiste-se também a uma mudança de tendências no tipo e formato dos conteúdos. Formatos estáticos e unidirecionais dão lugar a experiências imersivas como vídeos interativos, infográficos dinâmicos e realidade virtual/realidade aumentada. Estes têm vindo a revelar-se grandes captadores da atenção do público, constituindo boas ferramentas para contar histórias e transmitir mensagens de uma forma envolvente e dinâmica que fomenta a interação e a visibilidade das marcas.
3 – Marketing de influência
As empresas compreendem que, neste novo momento da comunicação empresarial, o marketing digital precisa de autenticidade e humanização. Se há uns tempos atrás o termo influencer parecia carregado de valores superficiais, hoje, no universo corporativo, é cada vez mais sinónimo de glamour e autoridade sobre os assuntos mais caros do mercado.
O marketing de influência tem vindo a consolidar-se como uma promessa de ampliação de investimento. A pesquisa Influencer Advertising – Portugal produzida pela Statista, prevê que os gastos com anúncios no mercado de Publicidade de Influenciadores em Portugal atinjam 43,55 milhões de euros em 2024. Além de que os gastos com anúncios atingirão cerca de € 64,57 milhões em 2029.
Assim, na realidade interna das empresas, surge também o conceito de influenciadores corporativos. Estes são figuras internas que, por meio da sua presença nas redes sociais, conseguem moldar perceções, influenciar decisões e impulsionar mudança dentro das organizações que representam.
4 – Eventos
Depois da pandemia, os eventos presenciais regressaram em força, oferecendo oportunidades únicas de networking e parcerias, bem como a valorização das interações pessoais no mundo das marcas. 95% dos profissionais de marketing acreditam que eventos presenciais têm um impacto significativo na consecução dos objetivos de negócios.
5 – Inteligência Artificial
A inteligência artificial tem vindo a tornar-se um pilar fundamental na comunicação corporativa, não só na personalização da comunicação, como também no desenvolvimento de estratégias de negócios.
Desde a criação de conteúdos e gestão de comunidades à pesquisa de audiência e otimização de SEO, a inteligência artificial tem vindo a integrar novos modelos de linguagem natural altamente persuasivos que simulam quase na perfeição o tom conversacional humano.
Por esse motivo, permitem combinar a estratégia e toda a “máquina de negócio” com uma linguagem e tom comunicacional muito mais humanizado. Essa abordagem permite conectar-se com as pessoas de forma autêntica, construindo relações de confiança e, consequentemente, aumentando o poder de persuasão.
6 – Responsabilidade Social e Sustentabilidade
As práticas e o compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade tornaram-se pontos de diferenciação competitivos, conquistando cada vez mais a confiança e a admiração do público por se prestarem às causas que mais afetam o mundo. Existe um interesse crescente dos investidores nestes temas, ressaltando a importância de adotar políticas sustentáveis e socialmente responsáveis no mundo empresarial.
Os consumidores cada vez mais se alinham com marcas com valores sustentáveis pelo que se torna ainda mais importante comunicar ações e iniciativas nesse sentido de forma transparente e autêntica para construir uma imagem positiva e fortalecer a reputação da marca.
O papel fundamental da comunicação corporativa é cada vez mais reconhecido na estratégia de negócios das empresas, adaptando-se e evoluindo para responder às necessidades em constante mudança do mercado.
Adivinha-se um futuro cada vez mais humanizado, autêntico e em rápida evolução. Novas dinâmicas surgirão e só as empresas que se mantiverem ágeis e abertas à inovação na comunicação terão maiores oportunidades de alcançar o sucesso e um crescimento sustentável num ambiente de negócios cada vez mais hiperconectado.
Deixe-nos ajudá-lo a implementar este tipo de estratégias na sua empresa.
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