Qual é o melhor acabamento para o meu cartão de visita?

Não tenha apenas um cartão de visita – tenha uma ferramenta de marketing que torne o seu contacto marcante. Veja como os acabamentos podem ajudar!

A importância de ter um cartão de visita é amplamente reconhecida entre os profissionais de todas as áreas. No mundo empresarial, não só é um aperto de mão, mas também uma influente ferramenta de marketing – vai transmitir a sua imagem e os seus valores.

Assim sendo, não basta ter um qualquer cartão de visita. Um acabamento extra é essencial para destacar o seu cartão no meio de muitos, e para transmitir a mensagem certa.

Na verdade, são os acabamentos que podem transformar um trabalho que passa despercebido num trabalho sofisticado e atrativo, que capte a atenção de quem interessa, transmitindo confiabilidade e seriedade.

Vamos abordar alguns dos acabamentos mais comuns, para o auxiliar na escolha do acabamento certo para o seu cartão de visita e, dessa forma, garantir que tira o máximo proveito desta ferramenta.

Verniz (total ou localizado)

Este é um dos acabamentos mais requisitados, e pode ser aplicado a uma grande variedade de materiais. Além de cartões de visita, também é habitual encontrar verniz em catálogos, capas de revistas, menus, entre outros.

A aplicação de verniz brilhante é uma opção que causa grande impacto, dado que valoriza o material e conjuga, em simultâneo, ousadia e discrição. Por outro lado, oferece mais proteção ao papel, evitando que se desgaste num curto período de tempo, e torna as cores mais intensas. O resultado é uma estética de alto nível, e por ser bastante comum, é um acabamento mais económico.

O verniz pode ser aplicado em todo o cartão de visita (verniz total) ou apenas em algumas partes (verniz localizado). Geralmente, é a parte do logótipo que recebe o verniz, para obter mais destaque. Quando a aplicação é parcial e não cobre toda a área, é menos económica, porque envolve um trabalho especial, específico e personalizado.

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Laminação (brilho ou mate)

A laminação envolve a colocação de uma película que vai revestir o cartão de visita, concedendo mais brilho e/ou resistência.

O papel é enviado para uma máquina específica, recebe a película e esta é fixada ao material. Esta fixação pode ocorrer através da emissão de calor, mas também pode ser realizada a frio.

Este processo aumenta a durabilidade do material e proporciona brilho. Além disso, também protege o cartão de líquidos, manchas e sujidade (e até mesmo da gordura natural da pele), e pode ser limpo com um pano húmido, sem prejuízo do material. Outro dos grandes benefícios é que não rasgam com facilidade.

Tenha em atenção a gramagem do papel que vai laminar. Um papel com, por exemplo, 80 gramas não terá a robustez necessária para suportar a película – vai ficar com os cantos levantados. Assim, para este acabamento, utilize sempre papel que tenha, no mínimo, 200 gramas, para que o efeito não resulte no oposto do pretendido.

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Hot Stamping

Este tipo de acabamento consiste na pressão de um material sintético contra o papel através de um metal quente. Assim, o material sintético é derretido contra o papel, e nele fica fixado, deixando uma camada de aspeto metalizado – dourado, prateado e outras cores.

Esta técnica é ideal para destacar pequenos detalhes de logótipo, pequenos textos e/ou imagens, e é cada vez mais requisitada por clientes que desejam conceder um toque de classe ao seu trabalho. Dado que produz um efeito especial de sofisticação, encontra-se sobretudo em marcas de luxo.

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Relevo

O acabamento em relevo, como o nome indica, consiste em dar relevo a algum elemento do cartão de visita – normalmente, o logótipo e o nome.

Assim, o papel é prensado contra um suporte metálico de forma a receber a sua marca e ser criada uma elevação no local desejado.

Dado que este processo envolve uma distensão das fibras de papel, aconselhamos que seja aplicado num papel com uma gramagem nunca inferior a 170.

Apesar de não envolver tintas ou a aplicação de materiais externos, esta técnica aparentemente básica enobrece de forma discreta o seu cartão de visita, e torna a simplicidade cativante.

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Vários fatores podem estar aqui em jogo: quantidades, público-alvo e orçamento. Se precisa de distribuir o seu cartão de visita em larga escala, acabamentos mais nobres implicariam custos mais elevados. Se, por outro lado, a entrega do seu cartão de visita for mais seletiva, vale então a pena investir em acabamentos que concedam elegância e proteção ao seu cartão.

Por outro lado, se o seu material vai ficar exposto à luz, sujidade ou gordura, o recomendável seria laminação brilho – um processo económico que protege o papel.

Com estas informações, poderá já ter uma ideia mais clara do que deseja para o seu cartão de visita. Contudo, nada substitui uma visita a uma gráfica para ver de perto os materiais envolvidos, sentir a sua textura e entender o funcionamento de cada processo.

Mesmo que já tenha ideias definidas, não abdique da ajuda de uma gráfica e de um designer para lhe darem dicas específicas para o seu caso.

Torne o seu cartão de visita mais impactante e reforce os seus contactos profissionais com aquele toque extra que os acabamentos oferecem!

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