Não tenha apenas um cartão de visita – tenha uma ferramenta de marketing que torne o seu contacto marcante. Veja como os acabamentos podem ajudar!
A importância de ter um cartão de visita é amplamente reconhecida entre os profissionais de todas as áreas. No mundo empresarial, não só é um aperto de mão, mas também uma influente ferramenta de marketing – vai transmitir a sua imagem e os seus valores.
Assim sendo, não basta ter um qualquer cartão de visita. Um acabamento extra é essencial para destacar o seu cartão no meio de muitos, e para transmitir a mensagem certa.
Na verdade, são os acabamentos que podem transformar um trabalho que passa despercebido num trabalho sofisticado e atrativo, que capte a atenção de quem interessa, transmitindo confiabilidade e seriedade.
Vamos abordar alguns dos acabamentos mais comuns, para o auxiliar na escolha do acabamento certo para o seu cartão de visita e, dessa forma, garantir que tira o máximo proveito desta ferramenta.
Verniz (total ou localizado)
Este é um dos acabamentos mais requisitados, e pode ser aplicado a uma grande variedade de materiais. Além de cartões de visita, também é habitual encontrar verniz em catálogos, capas de revistas, menus, entre outros.
A aplicação de verniz brilhante é uma opção que causa grande impacto, dado que valoriza o material e conjuga, em simultâneo, ousadia e discrição. Por outro lado, oferece mais proteção ao papel, evitando que se desgaste num curto período de tempo, e torna as cores mais intensas. O resultado é uma estética de alto nível, e por ser bastante comum, é um acabamento mais económico.
O verniz pode ser aplicado em todo o cartão de visita (verniz total) ou apenas em algumas partes (verniz localizado). Geralmente, é a parte do logótipo que recebe o verniz, para obter mais destaque. Quando a aplicação é parcial e não cobre toda a área, é menos económica, porque envolve um trabalho especial, específico e personalizado.
Laminação (brilho ou mate)
A laminação envolve a colocação de uma película que vai revestir o cartão de visita, concedendo mais brilho e/ou resistência.
O papel é enviado para uma máquina específica, recebe a película e esta é fixada ao material. Esta fixação pode ocorrer através da emissão de calor, mas também pode ser realizada a frio.
Este processo aumenta a durabilidade do material e proporciona brilho. Além disso, também protege o cartão de líquidos, manchas e sujidade (e até mesmo da gordura natural da pele), e pode ser limpo com um pano húmido, sem prejuízo do material. Outro dos grandes benefícios é que não rasgam com facilidade.
Tenha em atenção a gramagem do papel que vai laminar. Um papel com, por exemplo, 80 gramas não terá a robustez necessária para suportar a película – vai ficar com os cantos levantados. Assim, para este acabamento, utilize sempre papel que tenha, no mínimo, 200 gramas, para que o efeito não resulte no oposto do pretendido.
Hot Stamping
Este tipo de acabamento consiste na pressão de um material sintético contra o papel através de um metal quente. Assim, o material sintético é derretido contra o papel, e nele fica fixado, deixando uma camada de aspeto metalizado – dourado, prateado e outras cores.
Esta técnica é ideal para destacar pequenos detalhes de logótipo, pequenos textos e/ou imagens, e é cada vez mais requisitada por clientes que desejam conceder um toque de classe ao seu trabalho. Dado que produz um efeito especial de sofisticação, encontra-se sobretudo em marcas de luxo.
Relevo
O acabamento em relevo, como o nome indica, consiste em dar relevo a algum elemento do cartão de visita – normalmente, o logótipo e o nome.
Assim, o papel é prensado contra um suporte metálico de forma a receber a sua marca e ser criada uma elevação no local desejado.
Dado que este processo envolve uma distensão das fibras de papel, aconselhamos que seja aplicado num papel com uma gramagem nunca inferior a 170.
Apesar de não envolver tintas ou a aplicação de materiais externos, esta técnica aparentemente básica enobrece de forma discreta o seu cartão de visita, e torna a simplicidade cativante.
Vários fatores podem estar aqui em jogo: quantidades, público-alvo e orçamento. Se precisa de distribuir o seu cartão de visita em larga escala, acabamentos mais nobres implicariam custos mais elevados. Se, por outro lado, a entrega do seu cartão de visita for mais seletiva, vale então a pena investir em acabamentos que concedam elegância e proteção ao seu cartão.
Por outro lado, se o seu material vai ficar exposto à luz, sujidade ou gordura, o recomendável seria laminação brilho – um processo económico que protege o papel.
Com estas informações, poderá já ter uma ideia mais clara do que deseja para o seu cartão de visita. Contudo, nada substitui uma visita a uma gráfica para ver de perto os materiais envolvidos, sentir a sua textura e entender o funcionamento de cada processo.
Mesmo que já tenha ideias definidas, não abdique da ajuda de uma gráfica e de um designer para lhe darem dicas específicas para o seu caso.
Torne o seu cartão de visita mais impactante e reforce os seus contactos profissionais com aquele toque extra que os acabamentos oferecem!
Boa tarde,
Eu gostaria de pedir um orçamento para 2000 cartões de Visita com Laminação Soft Touch, com papel couché 350grs, mate, a cores frente e verso e com laminação soft touch frente e verso.