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Saiba o que é um Certificado SSL, e confirme se o seu site ou loja online está protegido de fraudes, roubo de dados sensíveis e outros cibercrimes!

Quando foi a última vez que ouviu falar de um caso de roubo de dados sensíveis na internet? Certamente que não foi há muito tempo; são noticiadas com frequência estas práticas comuns e bastante lucrativas para hackers.

Geralmente, sites com baixo nível segurança são mais suscetíveis de serem atacados para extorsão de informações confidenciais dos utilizadores, como dados bancários ou palavras-passe.

E porque não queremos que um desses sites seja o seu, hoje vamos abordar o papel fundamental do Certificado SSL na segurança do seu site.

  1. Certificado SSL – O que é?

Certamente já terá reparado, quando navega na Internet, que o URL de alguns sites começa por http:// e outros por https://.

O que é este “s”? O que representa? E, mais importante, como isso afeta o seu site ou a sua loja online?

Vejamos com mais atenção.

Este “s” indica ao utilizador que a navegação num determinado site é encriptada e segura, e que qualquer informação que introduza no site é, também ela, encriptada e segura. Representa a tecnologia SSL “Secure Sockets Layer” que, como o próprio nome indica, cria uma layer de segurança adicional que protege a informação que os utilizadores introduzem nos websites.

Apresentamos alguns exemplos de como pode surgir, no browser, a indicação de um site com ou sem Certificado SSL.

certificado-ssl-exemplos

1. O primeiro exemplo ilustra um site seguro, com Certificado SSL, cujo URL contém HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure).
2. O segundo exemplo ilustra um site não seguro, sem Certificado SSL, cujo URL contém HTTP (Hypertext Transfer Protocol).
3. O terceiro exemplo ilustra um site não seguro, com irregularidades no Certificado SSL.
4. O quarto exemplo ilustra um site não seguro, com Certificado SSL desatualizado ou inválido.

  1. Certificado SSL – Como afeta o meu site ou loja online?
certificado ssl como afeta site ou loja

Uma parte importante no lançamento de um site ou de uma loja online é proteger a experiência do utilizador. Certamente que quererá que os seus potenciais clientes se sintam seguros e confiantes de que os seus dados não irão cair nas mãos erradas.

De que forma é que isso pode acontecer?

Por exemplo, se tiver uma loja online com pagamento por cartão de crédito, o utilizador terá de preencher um formulário com os dados pessoais, informação sobre a conta bancária e sobre o cartão de crédito, a sua morada, telefone, entre outros.

É aqui que os hackers entram. Nesta fase, podem intercetar as informações e roubar os seus dados. É relativamente fácil colocar um programa oculto num servidor não protegido para tomar posse dos dados introduzidos.

Como deve calcular, os hackers vão usar a informação da forma que quiserem – podem até fazer compras com os seus dados. Esta é uma das formas mais comuns de cibercriminalidade.

Hoje em dia, os utilizadores têm cada vez mais conhecimentos tecnológicos, e sabem o que este Certificado SSL representa – sobretudo os que têm o hábito de comprar online. Isto significa que os utilizadores não vão sentir-se confortáveis a comprar num site não seguro.

Mesmo que não tenha uma loja online, e tenha apenas um site, os utilizadores começam a ter o hábito de não navegarem em sites não seguros. A Hubspot efetuou um estudo nesse sentido, e concluiu que 82% dos utilizadores americanos afirmaram que não navegariam num site sem Certificado SSL (no Reino Unido, o valor sobe para 83%). Estes dados são impossíveis de ignorar!

Assim, não ter um Certificado SSL significa perder tráfego no seu site, diminuir as vendas na sua loja online, permitir a entrada de fraudes no seu servidor – e, claro, significa também perda de credibilidade da sua marca.

  1. Certificado SSL – Como afeta o meu posicionamento no Google?
certificado ssl posicionamento google

No dia 6 de agosto de 2014, a Google fez um anúncio muito importante – confirmou que os sites com Certificado SSL (https://) teriam uma vantagem acrescida nos resultados dos motores de pesquisa, relativamente aos sites que não o têm.

Assim, o Certificado SSL faz agora parte do algoritmo do Google para o ranking nos motores de pesquisa, o que o torna um fator obrigatório para a sua estratégia de SEO.

E esta posição é expectável, se pensarmos que a segurança é uma prioridade para a Google: “We’re committed to making the web a safer place not only for Google users, but for all users”.

Da mesma forma que, há alguns anos atrás, se tornou essencial ter um website responsivo, também agora todos os sites devem ser lançados com Certificado SSL.

Em suma, porque deve ter um Certificado SSL?

  • Segurança
  • Ranking
  • Confiança dos utilizadores
  • Credibilidade da marca

Se o seu site ainda não tem um Certificado SSL, deve implementá-lo o mais rapidamente possível.

Este processo é complexo e deve ser confiado a profissionais. Se precisar de ajuda, pode contar connosco!

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