Como fidelizar clientes

Veja porque as ofertas são uma das formas mais importantes de fidelizar clientes, e como podem fazer maravilhas no mundo empresarial!

Compreendemos que possa ser mais emocionante atrair um novo cliente do que manter um cliente antigo.

No entanto, as estatísticas indicam que o custo de aquisição de novos clientes é substancialmente maior do que o custo de manutenção de clientes já existentes. Por isso, qualquer que seja o seu negócio, é crucial ter uma estratégia para fidelizar clientes.

E um dos princípios norteadores dessa estratégia é… a reciprocidade! Este princípio dita que, quando alguém faz algo por nós, sentimo-nos na obrigação de retribuir. Se um amigo nos paga o almoço, sentimos a obrigação de pagar o próximo almoço.

Este princípio faz maravilhas no mundo empresarial. Se entregar resultados e aprofundar a relação com ofertas, os clientes vão querer continuar consigo, e será mais difícil serem desviados para a concorrência.

E as ofertas têm um maior valor percebido pelo cliente do que os descontos; as pessoas preferem “ter mais” do que “gastar menos”.

Se estiver com dúvidas sobre se deverá ou não presentear os seus clientes, deixe-nos dissipá-las já: deve!

É sempre uma boa ideia mostrar gratidão aos seus clientes.

Sem dúvida que os seus serviços já acrescentam valor aos seus clientes, mas um sinal de gratidão ajuda a mostrar que realmente se importa.

Se acarinhar os seus clientes quando eles menos esperam, a sua marca irá destacar-se.

Com isto em mente, veja algumas orientações gerais a ter em conta na sua estratégia de ofertas, e também alguns exemplos de materiais que vão colocar a sua empresa top of mind.

Orientações gerais

TORNE O MATERIAL PESSOAL.

Não queremos que o material seja de tal forma impessoal e genérico que tenha como destino o caixote do lixo. Por outro lado, também não queremos que o material tenha uma mensagem gritante ou desajeitada.

O gesto deve ser pensado e personalizado. Não encomende centenas de garrafas de vinho para oferecer aos seus clientes – mesmo àqueles que não bebem ou que já lhe disseram várias vezes o quanto gostam de cerveja.

Tenha em atenção os gostos, interesses e passatempos dos seus clientes, de forma a encontrar um material que tenha significado para eles.

NÃO O TORNE PROMOCIONAL

Procure ofertas que estimulem a gratidão. Se um cliente se sentir genuinamente grato, é maior a probabilidade de permanecer leal à marca.

Uma oferta demasiado promocional gera menor gratidão, porque os clientes vão perceber que a intenção não é benevolente nem altruísta, mas meramente comercial.

Mostre que se preocupa mais com o benefício para o seu cliente do que com o lucro para a sua empresa.

ESCOLHA O TIMING

As ofertas inesperadas são as mais apreciadas. Poderão fazer parte de uma estratégia de reativação do cliente, de boas-vindas a novos clientes, de agradecimento por recomendações efetuadas, ou apenas porque sim.

E este último aspeto é muito importante. O carácter aleatório faz com que o cliente se sinta apreciado e valorizado, porque não vai estar ligado a nenhuma transação comercial normal ou expectável.

Exemplos de ofertas

CALENDÁRIO

Uma excelente oferta para os finais de ano, com a vantagem de apresentar a sua marca todos os dias do ano!

Aproveite a oportunidade que este material lhe dá para mostrar o quão criativo pode ser, e não descure a qualidade.

Consulte algumas dicas para este material no nosso artigo “Como usar os calendários de mesa na sua estratégia de marketing”.

Como fidelizar clientes 1

MARCADOR

Com este material, a sua marca vai fazer parte de todos os momentos da vida do cliente, inclusive naqueles em que ele não está a pensar em comprar.

O marcador de livros é um forte aliado na divulgação – produz necessidades inconscientes e associa a sua marca aos sentimentos positivos de lazer.

Este material é especialmente útil se o seu público for mais intelectualizado e tiver o hábito de dedicar longos períodos à leitura.

Como fidelizar clientes 2

CADERNO / BLOCO DE NOTAS

Este material continua e continuará a fazer parte das nossas vidas; particularmente os cadernos Moleskine – são úteis e concedem um estilo muito próprio a quem os utiliza.

Coloque, de forma muito subtil, o seu logótipo no caderno, e terá a sua marca sempre presente no dia-a-dia dos seus clientes.

A este respeito, não deixe de consultar o nosso artigo sobre “O que considerar antes de produzir cadernos tipo Moleskine”.

Como fidelizar clientes 3

CANETAS

De todas as ofertas, as canetas são uma das mais populares e eficazes. A sua utilidade é transversal a todas as profissões, idades e níveis culturais.

Além disso, é muito fácil personalizá-las, e têm o potencial de comunicar em grande escala, sem um grande investimento.

Oferecer canetas é uma tradição intemporal, o que as torna uma opção segura e certeira.

Como fidelizar clientes 4

TOTE BAGS

Os sacos nunca tiveram tanta personalidade como os Tote Bags. São charmosos, práticos e económicos – andam no ombro de meio mundo e inundam as redes sociais com estilo.

Os seus clientes vão adorar receber um Tote Bag, mais ainda se forem aproveitadas todas as oportunidades criativas que este objeto oferece. Personalize com mensagens divertidas, inspiracionais, carismáticas, com um design arrojado – é a forma de fazer um statement sem a menor hipótese de passar despercebido.

São a publicidade perfeita para qualquer marca!

Como fidelizar clientes 5

Todos nós adoramos receber ofertas, e mais ainda se puderem ser usadas no nosso dia-a-dia.

Aproveite esta oportunidade única de colocar a sua marca à frente dos seus clientes diariamente – nas empresas, nas secretárias, em casa ou em lazer.

De todos estas ofertas, qual a que gostaria mais de receber? ?

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