Como usar estratégias de marca com Arquétipos e atrair clientes

Herói, explorador, criador e governante são alguns dos 12 Arquétipos que podem ser utilizados para identificar e traduzir a personalidade da sua marca.

Neste artigo vai ficar a conhecer os Arquétipos e como identificar a personalidade que mais se adequa ao seu negócio e como pode traduzir esses elementos em identidades visuais inspiradoras.

Conecte-se com a sua audiência e atraia mais clientes.

O que é um Arquétipo?

É comum sentirmos uma conexão inexplicável por algumas marcas. Mas, como isso acontece? Raramente nos questionamos como as marcas evocam emoções tão fortes. Não apenas nos sentimos atraídos para certas marcas como também rejeitamos outras. A resposta pode estar nos Arquétipos que as marcas assumem e como os utilizam na sua comunicação.

Quem nos trouxe este termo foi o psiquiatra suíço Carl Jung. Este usou a palavra “arquétipo” pela primeira vez para descrever padrões universais que fazem parte do inconsciente coletivo. Entretanto, foi Margaret Mark quem associou pela primeira vez o conceito de Arquétipos ao Marketing e ao Branding.

Segundo Jung, os arquétipos conseguem representar aquilo que os seres humanos têm como motivação ou crença, entrando no ponto dos valores e características da personalidade.

Dessa forma, foram criados doze arquétipos que, mais tarde na década de 1980, seriam inseridos em pesquisas de Neuromarketing com o intuito de projetar melhores posicionamentos de marca e criar uma ligação mais fortificada entre marcas e consumidores.

 Os 12 Arquétipos

Existem 12 Arquétipos clássicos. Estes cobrem todo o espectro, desde aqueles que transmitem conforto e cuidado aos que se identificam pela aventura e entusiasmo. Escolher o Arquétipo certo para a sua marca é essencial. No entanto comece por descobrir os Arquétipos clássicos e entenda o seu papel na criação de uma conexão profunda com seu publico-alvo.

Podemos definir os Arquétipos em 3 Camadas:

O Standard: que define o setor de atividade. O Core, que define a personalidade da sua marca, e o The Edge que acrescenta alguma personalidade extra à sua comunicação, porque a marcas não são rígidas, e têm nuances de personalidade como uma pessoa, por exemplo.

 

Os 12 Arquétipos de Jung

Ligados à espontaneidade

O Inocente – Marcas inocentes são despreocupadas e felizes. Um impulso refrescante e de atitude positiva. O Arquétipo inocente representa soluções para uma vida mais simples. Ele chega com a promessa de que a vida pode e deve ser mais leve. Uma forma de encarar a vida com simplicidade.

Marca: Coca-Cola 

O Explorador – As marcas exploradoras são extrovertidas, aventureiras e corajosas. Elas inspiram os clientes a abrir novos caminhos e encarar o desconhecido. Este Arquétipo é absolutamente apaixonado pela ideia de descobrir novos lugares, novos aromas e sabores.

Marca: The North Face 

O Sábio – É confiável e inteligente. São marcas que promovem a procura continua de conhecimento. O Arquétipo do sábio representa a busca constante pela verdade. Que procura conhecer e entender o mundo. Além disso, o propósito do sábio é ajudar o mundo a resolver os seus problemas através da sabedoria e discernimento.

Marca: Google

Deixar um legado

O Herói – Uma marca heróica pode fazer com que os clientes se sintam mais fortes, capacitados e motivados. Encoraja os seus seguidores a manter a autodisciplina e a superar desafios. Representa a ambição e o desejo de vencer todo o mal e salvar o mundo do perigo. Eles mostram que têm o que é preciso e estão dispostos a tomar as medidas necessárias para ajudar.

Marca: Nike

O Rebelde – Não segue as regras.  A marca sob este Arquétipo é movida pelo impulso de mudar as coisas, de alterar a ordem instalada de forma pacífica. Revolucionária e catalisadora de mudança, a estratégia de Branding foca em romper com as regras.

Marca: Harley Davidson

O Mágico – O Arquétipo do Mágico é conhecido por ser intuitivo e carismático. É engenhoso, criativo. As marcas sobre este desígnio acreditam que tudo é possível de ser realizado, e a sua comunicação envolve a audiência e transporta-a para o mundo encantado do mistério e transformação.

Marca: Disney

Fortalecer estrutura

O Cuidador – O Arquétipo do cuidador é exatamente o que parece: aquele que nutre, que é atencioso. O cuidador aproxima-se do Arquétipo do herói, pois compartilham a paixão comum de tornar o mundo num lugar melhor. Para ser um cuidador, a marca precisa mostra-se forte e capaz.

Marca: Johnson & Johnson

O Criador – É criativo e artístico. promove imaginação, com o objetivo de expressar e afastar-se da mediocridade. Tem uma forte ligação com o mundo das artes. Como estratégia de comunicação investe em tecnologia, inovação e fornece o status dos seus produtos.

Marca: Lego

O Governante – É um Arquétipo que define o domínio no mercado. Concentra-se em estabelecer exclusividade e poder, normalmente associado a marcas de luxo. O tom da comunicação é de orientação e liderança, partilhando a suas ideias e produtos com prestígio e competência.

Marca: Rolex

Desejo de coneção

O Cidadão Comum – Humilde e acessível. Ainda que possa parecer uma marca universalmente identificável, é preciso encontrar um público específico para manter as mensagens direcionadas. Porque é sobre pessoas comuns, mas vulneráveis e que gostam de compartilhar a sua normalidade.

Marca: Ikea

O Amante – A intimidade é uma necessidade humana essencial. O amante busca atender a essa necessidade, com produtos e serviços que aproximam as pessoas. Não é apenas sobre sexualidade ou sensualidade, mas sentimentos profundos. Para o amante, os relacionamentos são importantes e intensos.

Marcas: Victoria’s Secret

O Comediante – Espalha a alegria, a chave é ser divertido. Qualquer coisa pode ser uma piada. Ele tem o talento de mostrar o lado engraçado de situações absurdas.

Marca: Old Spice

Como escolher o Arquétipo ideal para seu negócio

Entenda sua marca

  • Qual o propósito da sua marca?
  • Quais são as soluções vendidas?
  • Como entrega e comunica os seus produtos ou serviços?

A partir destas questões, conseguirá entender melhor o propósito da sua empresa, fazendo com que consiga chegar ao Arquétipo ideal mais facilmente.

Estude a persona

Deve conhecer as personas do seu negócio e detalhar o perfil dos seus possíveis clientes para que consiga criar um posicionamento que faça sentido e que os atraia.

Os clientes são o bem mais precioso de uma empresa. Na hora de definir uma persona não devem ser ignorados.

Analise a concorrência

Crie uma lista com 3 ou 4 concorrentes e escolha 3 palavras-chaves que os definam e diferenciem no mercado.  Com isso, poderá entender melhor o seu posicionamento.

Outra possibilidade é identificar uma falha no mercado e assim adotar um posicionamento totalmente contrário às outras organizações. (Se fizer sentido estrategicamente.)

Identifique o Arquétipo da sua marca

Dispense algum tempo e veja a roda dos Arquétipos deste artigo, analise e defina entre as opções qual a que melhor se encaixa com o perfil da empresa.

É natural que identifique mais do que um arquétipo que se aproxima daquilo que é o posicionamento do seu negócio.  

Caso faça a análise e tenha encontrado mais de uma opção, selecione a principal (core), ou seja, a que será predominante e coloque as restantes como suporte para o posicionamento e comunicação.

Feita essa ação, basta planear uma comunicação que integre os Arquétipos escolhidos.

Como usar os Arquétipos?

O conteúdo é a chave fundamental para a ativação dos Arquétipos no Marketing.

Toda a comunicação deve ser alinhada com o Arquétipo. Desde a escolha de conteúdos à comunicação visual. Elementos como cores, fontes, imagens e símbolos devem estar alinhados com a estratégia de comunicação.

Acha o conceito abstrato?

Usemos o exemplo da Coca-Cola.

A Coca-Cola, assume o Arquétipo do Inocente. Todas as suas comunicações têm em comum cores vivas e fortes para comunicar a ideia de alguém divertido e despreocupado. Animações leves e lúdicas. Num mundo em paz, onde todos estão seguros.

 

É natural que mesmo tendo acesso às ferramentas necessárias, precise de uma orientação profissional! O seu projeto ou marca são únicos e merecem entrar no mercado com uma comunicação simples, direta e eficaz.

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