As embalagens desempenham um papel mais decisivo na decisão de compra do que aquele que pode imaginar. Veja o que as embalagens podem fazer pelo sucesso do seu produto!
Já pensou que, numa ida normal a um supermercado, o consumidor é exposto a mais de 40 mil produtos diferentes, que disputam por atenção? E que um consumidor, em média, toma uma decisão de compra, em loja, no espaço de 5 a 7 segundos?
Excesso de alternativas e escasso tempo de decisão – um cenário que coloca um importante desafio às marcas: como cativar o olhar do consumidor?
Sabemos que o olhar dos consumidores recai, em primeiro lugar, sobre as embalagens – ao percorrer uma fila de produtos numa prateleira, vão fazendo avaliações instantâneas, que parecem aleatórias, mas, na verdade, obedecem a uma série de fatores que contribuem para a decisão de compra.
As embalagens são tão importantes quanto os produtos – são decisivas para fazer o consumidor parar e reparar. Aliás, de acordo com o site BrandPackaging, cerca de 1/3 da escolha do produto baseia-se apenas e só na embalagem.
Independentemente de quão bom um produto é, uma má embalagem trava as vendas.
Vamos debruçar-nos sobre alguns dos fatores subjacentes a uma embalagem extraordinária!
“Uma boa embalagem protege o seu produto. Uma embalagem extraordinária protege a sua marca.”
1. Embalagens – Logótipo
Os consumidores criam ligações emocionais com as marcas – e, consequentemente, também com os logótipos.
A aplicação eficaz do logótipo na embalagem reativa nos consumidores memórias e sentimentos – evocando sentimentos de autenticidade e superioridade da marca, reforçando-a positivamente na mente do consumidor.
Além disso, a posição do logótipo na embalagem também tem repercussões. Marcas como a Kellogg’s ou a Coca-Cola colocam o seu logótipo no topo da embalagem, fortalecendo a perceção do consumidor quanto ao poder e estatuto da marca. Dito de outro modo, é no topo que os consumidores esperam ver os logótipos de marcas com status.
Poderá saber mais sobre a construção de um bom logótipo aqui.
“A aplicação do seu logótipo em embalagens constitui uma extensão da personalidade da sua marca.”
2. Embalagens – Cor
Já pensou porque é que a maior parte das companhias aéreas, ou instituições ligadas à saúde, utilizam o azul como a sua cor principal? A razão é simples – transmite confiança.
Ainda outro exemplo: a marca Subway utiliza o amarelo e verde, porque a primeira transmite entusiasmo (tendo em mente o público jovem), e a segunda transmite frescura (associada aos produtos).
Com isto queremos dizer que a escolha das cores deve ser criteriosa, e fundamentada por um estudo específico do público-alvo.
Conheça mais sobre o significado das cores e o seu poder no marketing aqui.
“A cor das embalagens funciona como um íman para o olhar dos seus consumidores.”
3. Embalagens – Tipografia
Enquanto que a cor é usada par atrair a atenção, a escolha certa da tipografia contribui para apresentar os benefícios do produto de forma fácil e inequívoca.
Se o texto for pouco legível e não otimizado para uma leitura “na diagonal”, os consumidores ficam frustrados e escolhem outro produto.
A embalagem deve conter a informação necessária para ajudar o consumidor a optar pelo seu produto.
Poderá conhecer mais sobre a influência da tipografia na comunicação aqui.
“O ponto forte da tipografia nas embalagens reside na sua utilidade: beleza sem legibilidade é inútil para a empresa e para o cliente.”
4. Embalagens – Design
O design é o responsável por encontrar soluções funcionais, práticas, criativas e atrativas para embalagens dos mais diversos segmentos – e, sobretudo, evita a tentação de criar trabalhos com base em gostos pessoais, subjetivos e, por isso, falíveis.
Portanto, o design faz parte essencial e decisiva de qualquer experiência de compra. Além disso, os consumidores tendem a reutilizar embalagens ou sacos com design apelativo, o que proporciona inesgotáveis oportunidades para aumentar a visibilidade e o boca-a-boca.
“Embalagens com mau design gritam. Embalagens com um design extraordinário vendem eloquentemente.”
Dicas extra:
As embalagens devem:
- Proteger o produto.
- Resistir à expedição e transporte.
- Ser amigas do ambiente.
- Fáceis de abrir e manejar.
- Invioláveis.
- Destacar-se de todas as outras.
- Conter informação adaptada ao perfil do público-alvo.
- Ajudar a construir a imagem e reputação da sua marca.