As suas embalagens atraem ou afastam o público?

As embalagens desempenham um papel mais decisivo na decisão de compra do que aquele que pode imaginar. Veja o que as embalagens podem fazer pelo sucesso do seu produto!

Já pensou que, numa ida normal a um supermercado, o consumidor é exposto a mais de 40 mil produtos diferentes, que disputam por atenção? E que um consumidor, em média, toma uma decisão de compra, em loja, no espaço de 5 a 7 segundos?

Excesso de alternativas e escasso tempo de decisão – um cenário que coloca um importante desafio às marcas: como cativar o olhar do consumidor?

Sabemos que o olhar dos consumidores recai, em primeiro lugar, sobre as embalagens – ao percorrer uma fila de produtos numa prateleira, vão fazendo avaliações instantâneas, que parecem aleatórias, mas, na verdade, obedecem a uma série de fatores que contribuem para a decisão de compra.

As embalagens são tão importantes quanto os produtos – são decisivas para fazer o consumidor parar e reparar. Aliás, de acordo com o site BrandPackaging, cerca de 1/3 da escolha do produto baseia-se apenas e só na embalagem.

Independentemente de quão bom um produto é, uma má embalagem trava as vendas.

Vamos debruçar-nos sobre alguns dos fatores subjacentes a uma embalagem extraordinária!

“Uma boa embalagem protege o seu produto. Uma embalagem extraordinária protege a sua marca.”

1. Embalagens – Logótipo

Os consumidores criam ligações emocionais com as marcas – e, consequentemente, também com os logótipos.

A aplicação eficaz do logótipo na embalagem reativa nos consumidores memórias e sentimentos – evocando sentimentos de autenticidade e superioridade da marca, reforçando-a positivamente na mente do consumidor.

Além disso, a posição do logótipo na embalagem também tem repercussões. Marcas como a Kellogg’s ou a Coca-Cola colocam o seu logótipo no topo da embalagem, fortalecendo a perceção do consumidor quanto ao poder e estatuto da marca. Dito de outro modo, é no topo que os consumidores esperam ver os logótipos de marcas com status.

Poderá saber mais sobre a construção de um bom logótipo aqui.

“A aplicação do seu logótipo em embalagens constitui uma extensão da personalidade da sua marca.”
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2. Embalagens – Cor

Já pensou porque é que a maior parte das companhias aéreas, ou instituições ligadas à saúde, utilizam o azul como a sua cor principal? A razão é simples – transmite confiança.

Ainda outro exemplo: a marca Subway utiliza o amarelo e verde, porque a primeira transmite entusiasmo (tendo em mente o público jovem), e a segunda transmite frescura (associada aos produtos).

Com isto queremos dizer que a escolha das cores deve ser criteriosa, e fundamentada por um estudo específico do público-alvo.

Conheça mais sobre o significado das cores e o seu poder no marketing aqui.

“A cor das embalagens funciona como um íman para o olhar dos seus consumidores.”
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3. Embalagens – Tipografia

Enquanto que a cor é usada par atrair a atenção, a escolha certa da tipografia contribui para apresentar os benefícios do produto de forma fácil e inequívoca.

Se o texto for pouco legível e não otimizado para uma leitura “na diagonal”, os consumidores ficam frustrados e escolhem outro produto.

A embalagem deve conter a informação necessária para ajudar o consumidor a optar pelo seu produto.

Poderá conhecer mais sobre a influência da tipografia na comunicação aqui.

“O ponto forte da tipografia nas embalagens reside na sua utilidade: beleza sem legibilidade é inútil para a empresa e para o cliente.”
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4. Embalagens – Design

O design é o responsável por encontrar soluções funcionais, práticas, criativas e atrativas para embalagens dos mais diversos segmentos – e, sobretudo, evita a tentação de criar trabalhos com base em gostos pessoais, subjetivos e, por isso, falíveis.

Portanto, o design faz parte essencial e decisiva de qualquer experiência de compra. Além disso, os consumidores tendem a reutilizar embalagens ou sacos com design apelativo, o que proporciona inesgotáveis oportunidades para aumentar a visibilidade e o boca-a-boca.

“Embalagens com mau design gritam. Embalagens com um design extraordinário vendem eloquentemente.”
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Dicas extra:

As embalagens devem:

  • Proteger o produto.
  • Resistir à expedição e transporte.
  • Ser amigas do ambiente.
  • Fáceis de abrir e manejar.
  • Invioláveis.
  • Destacar-se de todas as outras.
  • Conter informação adaptada ao perfil do público-alvo.
  • Ajudar a construir a imagem e reputação da sua marca.

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