5 maus hábitos a evitar nas redes sociais

Muitas empresas têm estes 5 hábitos nas suas redes sociais, mas não imaginam os danos que podem provocar. Veja o que deve deixar de fazer já!

Gosta de estar com pessoas que não o ouvem, que só querem falar sobre si próprias, e de outros assuntos aborrecidos?

Certamente que não! E quando tem de ficar “preso” em situações assim, a sua vontade é ir embora.

Muitas empresas têm este comportamento nas redes sociais, correndo o risco de frustrar e perder seguidores.

Aplicando as regras de etiqueta e os bons hábitos de conversação sadia à gestão de redes sociais, reunimos um conjunto de 5 maus hábitos que deve abandonar já!

1. O que evitar nas redes sociais – Publicar sem regra

Muitas empresas fazem publicações quando têm tempo para se dedicar a isso. Como consequência, podem publicar 4 ou 5 conteúdos de uma vez só, e não publicar nenhum durante uma semana inteira.

Além disso, podem também publicar no dia e hora que lhes é mais conveniente, sem olhar para os melhores dias e horários de publicação de cada rede social.

Resultado? Se publicar em demasia, vai irritar os utilizadores com a avalanche de publicações, fazendo com que o deixem de seguir. Se deixar de publicar durante algum tempo, vai passar a mensagem de que a sua empresa já não existe. Se publicar em qualquer dia e hora, o seu conteúdo vai passar despercebido.

DICA EXTRA

Aceda às Estatísticas da sua página de Facebook e, no separador “Publicações”, consulte o gráfico “Quando os teus fãs estão online”. Programe as suas publicações em conformidade com os picos que observa, e o seu conteúdo será visto por mais seguidores comparativamente aos outros períodos. 

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2. O que evitar nas redes sociais – Uso excessivo de hashtags

#GostavaMesmoDe #LerUmaPublicaçãoInteiraNoFacebook #Desta #Maneira?

Claro que não. Por isso, não o faça – é pouco profissional e dificulta a legibilidade do conteúdo.

As hashtags ajudam a tornar o conteúdo mais localizável e acessível a um público interessado naquilo que a sua empresa oferece; não devem constituir a maior parte do conteúdo. Assim, use-as de forma moderada e adequada ao seu negócio.

No Instagram (onde faz sentido usar em maior quantidade), publique-as no primeiro comentário da publicação, para não poluir o conteúdo e tornar a leitura mais agradável. Recomenda-se a utilização de, em média, 16 hashtags por publicação; demasiadas hashtags não são uma boa prática.

E quais escolher? Quando pesquisa hashtags no Instagram, a própria rede social apresenta a quantidade de publicações com essa mesma hashtag, o que é uma excelente forma de saber quais são as mais populares e que atrairão mais visualizações.

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3. O que evitar nas redes sociais – Ignorar mensagens, comentários e partilhas

Este ponto é fundamental! Os seguidores esperam que uma empresa responda ao seu comentário ou à sua mensagem num curto período de tempo. Isso mostra que a sua empresa se preocupa e que valoriza os clientes.

Senão, imagine o seguinte: está a trabalhar no seu escritório, e abeira-se de um colega para lhe fazer uma pergunta. O seu colega ignora-o, não lhe responde. Como é que se sente? Aí está. É assim que o cliente se vai sentir, e é a garantia de que não vai trabalhar consigo.

O mesmo acontece com as partilhas que os seguidores fazem das suas publicações – deve sempre ser contingente às mesmas, e colocar “Gosto”. Pode parecer pouco importante, mas estará a “agradecer” a partilha, reforçando assim esse comportamento do utilizador, e beneficiando a sua página. Como se sentiria se fizesse algo por alguém, e essa pessoa não lhe agradecesse? Nem mais.

Aliás, o objetivo de uma rede social é comunicar, relacionar, trocar ideias e esclarecer as dúvidas das pessoas. Ignorar as interações é ignorar o potencial das redes sociais e as necessidades dos utilizadores. Por isso escreva, agradeça o interesse, resolva, elogie, mas nunca deixe ninguém sem resposta.

Tenha em mente que é na caixa de comentários que se constrói a comunidade da sua marca.

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4. O que evitar nas redes sociais – Ignorar críticas

Ninguém gosta de receber um feedback negativo e, por isso, muitas empresas caem na tentação de ignorar críticas negativas ou eliminar comentários pejorativos.

Contudo, vai passar ao seu público uma imagem pouco profissional e pouco madura – além disso, os clientes não gostam de se sentir ignorados, e podem multiplicar as queixas relativas à eliminação do comentário.

O que verdadeiramente interessa não é o facto de ter ou não ter feedbacks negativos; qualquer empresa corre esse risco. O que interessa é a forma como vai lidar com esse feedback.

Lembre-se: o público vai julgá-lo pela sua reação e pela forma como o processo decorreu. Uma boa estratégia de resposta pode tornar clientes insatisfeitos em clientes fidelizados!

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5. O que evitar nas redes sociais – Cometer erros gramaticais

Erros gramaticais descredibilizam a sua empresa e, para os mais fervorosos quanto à correção linguística, constituem um importante entrave.

Se descuidar este aspeto, a sua imagem pode cair a pique. Antes de publicar qualquer conteúdo, reveja-o a nível sintático e gramatical. Se possível, peça a um colega para fazer essa revisão – um olhar externo pode detetar erros que nos passaram despercebidos.

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