Tantas redes sociais, e sempre a mudarem… como escolher? É preciso estar em todas ou só em algumas? Esclareça a confusão!
Hoje em dia, as empresas já deixaram de perguntar se devem estar nas redes sociais, e passaram a perguntar como devem estar nas redes sociais.
Essa pergunta não poderia ser mais pertinente, porque, na verdade, cada rede tem características, públicos e objetivos diferentes.
E começamos já por responder a uma das perguntas acima colocadas: Não, não é preciso estar em todas as redes sociais, e até seria contraproducente! Porquê?
Por duas razões. Primeiro (1), porque se estiver numa rede onde o seu público não está, só vai prejudicar a sua produtividade e os seus resultados. Vai desperdiçar tempo e recursos. Serão balas perdidas. Segundo (2), porque é melhor ser excelente numa ou duas redes, do que medíocre em cinco ou seis. A não ser que tenha um departamento de 10 ou 15 pessoas inteiramente dedicadas a este tipo de gestão, não será possível estar em todo o lado com qualidade. Mais vale não produzir qualquer conteúdo, do que produzir conteúdo sem qualidade.
Agora que já suspirou de alívio por não ter que estar em todas as redes sociais e mais algumas :), vamos passar aos critérios de escolha.
Quem deve usar?
Toda a gente!
O que partilhar?
Todo o tipo de conteúdo de acordo com uma estratégia adaptada ao seu negócio.
De uma forma geral, o que é mais eficaz são conteúdos com histórias e com uma componente emocional forte.
Com que frequência devo postar?
O número de publicações semanais varia de acordo com os objetivos estabelecidos para as suas redes sociais, do investimento que pretende fazer e também de como é o comportamento do seu público online.
O algoritmo prioriza posts que geram mais interação. Publicar em excesso pode diluir o alcance dos seus posts. Porém, publicar pouco também não lhe permitirá obter e manter a sua visibilidade online e alcançar bons resultados.
Na generalidade das empresas, 3 a 5 posts por semana já constitui um intervalo que permite desenvolver uma estratégia diversificada e eficaz
Forças
- É a rede principal em todo o mundo, contando já com 2 958 milhões de utilizadores (Digital 2023: Global Overview Report).
- É a segunda rede onde as pessoas passam mais tempo (Digital 2023: Global Overview Report).
- Permite direcionar suas mensagens para públicos específicos de forma segmentada com base em interesses, demografia, comportamentos e muito mais.
- Oferece uma gestão avançada de análise de dados, públicos e campanhas.
- Faz integração com e-commerce através do Marketplace.
- Chat online.
Por estas razões, estar no Facebook já não é uma opção. É obrigatório.
Não faça apenas publicações promocionais. Mostre que se preocupa com os seus clientes e que os quer ajudar. Mostre-se humano e não os massacre com vendas. É isso que cria a relação. Alterne os conteúdos da seguinte forma:
Para um total de 3 publicações:
- 1 publicação com conteúdo útil e relevante (como artigos, vídeos, infográficos).
- 1 publicação sobre a sua empresa.
- 1 publicação com conteúdo de venda.
Pode e deve investir em anúncios patrocinados. Fazer apenas publicações de forma orgânica (sem pagar) não chega. Porquê?
Porque, nos últimos anos, temos vindo a assistir a uma significativa redução do alcance de publicações orgânicas. Por isso, uma estratégia paga, bem segmentada e bem direcionada vai aumentar consideravelmente a quantidade de pessoas que terão acesso ao seu conteúdo. Lembre-se de que a publicidade nas redes sociais é mais económica do que nos media tradicionais (como televisão ou rádio), mas por si só não o é – se feita corretamente e com os recursos financeiros adequados, trará definitivamente resultados e benefícios para o seu negócio.
E não se esqueça: ter apenas um perfil não é suficiente! Tem de criar uma página para ter acesso a todas as potencialidades avançadas de publicidade.
Quem deve usar?
Indivíduos:
- Profissionais de todas as áreas;
- Pessoas à procura de emprego;
- Empreendedores;
- Freelancers.
Empresas:
- De todos os portes e setores para Recrutamento, Marketing, Vendas e Networking;
- Mercados B2B e B2C.
O que partilhar?
Ofertas de emprego, informações sobre empresas e indústrias, conteúdos educativos, técnicos e profissionais.
O tipo de conteúdo que normalmente gera mais resultados no LinkedIn são opinião com base na experiência, sucessos empresariais, tópicos sobre tendências atuais no mundo dos negócios, e posts que ensinam e educam para a liderança.
Com que frequência devo postar?
2 a 4 vezes por semana
Este número vai sempre depender dos seus objetivos e do seu público:
- Se procura gerar leads, uma frequência maior pode ser benéfica, além de que, alguns nichos exigem mais atualizações, como tecnologia ou marketing digital.
- Se pretende construir autoridade, posts mais elaborados e menos frequentes podem ser mais eficazes.
De qualquer modo, esta regularidade mantém seu perfil ativo e demonstra a sua interação com a plataforma. O foco deve ser agregar valor e gerar conversas.
Além da frequência, a interação é crucial para o sucesso no LinkedIn. Ao gerar debates, responder a comentários e participar de discussões:
- Incentiva outros a participarem nas conversas;
- Demonstra autoridade, mostrando que domina o assunto e partilha esse conhecimento;
- Cria oportunidades de networking;
- Amplia seu alcance.
Forças
- É a rede número 1 para fazer networking profissional.
- Os utilizadores têm já um mindset empresarial.
- Permite conhecer ofertas de emprego e oportunidades de carreira.
- Permite fazer publicidade paga (é habitualmente mais cara que o Facebook).
Muitas pessoas referem-se ao LinkedIn como a versão profissional do Facebook e, de facto, essa perspetiva ajuda a compreender o core desta rede. Esteja no LinkedIn de forma mais formal e lembre-se que os utilizadores querem conteúdo, acima de tudo, profissional.
Quem deve usar?
Pessoas e marcas direcionadas para um público mais B2C, lojas online, produtos e serviços de lyfestyle como restaurantes e bares, salões de beleza e spas, ginásios e personal trainers, marcas de moda, cosmética e acessórios, serviços de turismo, entre muitos outros.
O que partilhar?
Conteúdo visual desde imagens impactantes a vídeos curtos e dinâmicos com texto complementar para dar contexto e relevância.
Com que frequência devo postar?
O algoritmo do Instagram tem várias semelhanças com o do Facebook, pelo que as vezes que poderá publicar semanalmente dependerá, mais uma vez, dos tipo de resultados que pretende obter, do quanto quer investir e do tipo de utilização e interação do seu público nas redes sociais. Assim, recomendamos:
- 3 a 6 posts por semana
- 1 story por dia, no mínimo
Forças
- Privilegia muito o aspeto visual.
- É perfeito para marcas que desejam contar histórias e mostrar seus produtos de forma atrativa.
O Instagram é a rede ideal para produtos que tenham um apelo visual forte, pelo que as imagens devem ser editadas por um profissional. Assim, deve fazer um investimento técnico antes de se aventurar nesta rede.
TikTok
Quem deve usar?
Empresas do mercado B2C que queiram:
- Alcançar um público jovem;
- Mostrar a personalidade da marca;
- Aumentar as taxas de interação;
- Aumentar a sua visibilidade.
O que partilhar?
Conteúdo audiovisual com caráter de entretenimento ou de demonstração de produtos de uma forma mais dinâmica, autêntica e sob a perspetiva da sua utilização.
O objetivo é partilhar vídeos que entretenham e inspirem o público, sob ângulos criativos e diferentes do que está habituado a ver.
Com que frequência devo postar?
Quanto mais melhor!
Regra geral, se publicar pouco não terá visibilidade. Mas não existe limite máximo. O Tiktok valoriza a interação. A quantidade não impede os utilizadores de o encontrarem.
Forças
- Possui uma base de utilizadores enorme;
- Os vídeos tendem a gerar um alto nível de engagement;
- Tem o melhor algoritmo em termos de segmentação face à relevância
- Oferece uma variedade de ferramentas de edição e efeitos que facilitam a criação de vídeos profissionais.
- Oferece diversas opções de anúncios
O que diferencia o TikTok das estantes redes sociais é que é uma plataforma exclusiva a conteúdo audiovisual, o que faz com que os conteúdos chamem mais à atenção pelo seu dinamismo, criatividade e individualidade. É uma ótima plataforma para dara conhecer ao público a sua marca.
O Tiktok tem claramente um futuro promissor para as empresas, uma vez que interliga vários fatores valorizados pelo consumidor como a rapidez de consumo, conteúdos audiovisuais de curta duração e o entretenimento.
Embora seja mais dispendiosa do que o Facebook, o LinkedIn e o Instagram no que diz respeito a anúncios pagos, o algoritmo permite alcançar um grande público sem ter de gastar dinheiro.
YouTube
Quem deve usar?
Toda a gente!
O que partilhar?
As possibilidades são infinitas!
Demonstrar as funcionalidades dos seus produtos, criar tutoriais de uso, apresentar novidades, criar aulas, tutoriais e dicas relacionadas ao seu nicho de mercado, fazer vlogs dos bastidores e do dia a dia da sua empresa, os seus colaboradores e o processo criativo e muito mais!
Com que frequência devo postar?
Nunca é demais reforçar que a frequência ideal depende do seu público e dos seus objetivos. No entanto, a recomendação geral é 2 a 4 vídeos por mês.
Forças
- É a plataforma onde o público passa mais tempo do seu dia, de acordo com o Digital 2023: Global Overview Report
- Permite criar estratégias mais flexíveis pela inúmeras possibilidades de conteúdos e ideias para pôr em prática;
- O Youtube Ads são incrivelmente eficientes
Um a vez que é uma plataforma mais complexa e desafiante para a produção (técnica e criativa) dos conteúdos, a aposta no Youtube para empresas pode constituir uma oportunidade de se diferenciarem no mercado.
Dica extra:
Faça um planeamento claro e exequível. Isso ajuda-o a manter-se focado, a tornar a sua comunicação online consistente, e a poupar tempo.
E não fique frustrado se os resultados não forem imediatos. Insista. Uma sólida presença nas redes sociais leva tempo e investimento financeiro durante um considerável período de tempo para que os resultados comecem a surgir. Peça ajuda a profissionais para que a gestão das suas páginas não seja uma dor de cabeça.
Esperamos tê-lo ajudado! Qualquer dúvida, já sabe – escreva nos comentários. E se gostou deste artigo, partilhe! O conhecimento deve ser livre e acessível a todos!