Como poupar na impressão

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Poupar na impressão significa conhecer alguns truques para obter a melhor relação custo-benefício. Veja como poupar na impressão sem poupar na qualidade!

Quando contrata uma gráfica, é raro poder falar diretamente com as pessoas que vão imprimir os seus trabalhos. Habitualmente, envia o ficheiro pronto a imprimir e a gráfica não dá notícias a não ser que encontrem um problema. E assim se perde tempo e dinheiro.

Apesar de, no nosso caso, termos especialistas sempre disponíveis para conversar consigo e o ajudar, listamos aqui alguns pontos que o vão ajudar a poupar na impressão – sim, porque, no toca a poupar, sabemos que todas as dicas são muito bem-vindas!

1. Como poupar na impressão – Evite formatos incomuns de recorte.

Se necessitar que o seu trabalho tenha um recorte, confirme se a sua gráfica já tem um cortante com a forma que pretende. Em geral, é mais económico usar um cortante que já existe do que criar um novo.

Se a gráfica não tiver o cortante com a forma que deseja, considere utilizar outro que já exista, para evitar esse custo adicional.

Como poupar na impressão 1

2. Como poupar na impressão – Aproveite os planos inteiros de papel

As gráficas utilizam tamanhos de papel standard (sendo os mais comuns A0, A1, A2, A3, A4, A5).

Assim, quando preparar o seu trabalho, certifique-se de que consegue ajustar o número certo de páginas por folha, de forma a maximizar os espaços do plano de papel e, assim, evitar desperdício.

Como poupar na impressão 2

3. Como poupar na impressão – Opte por gráficas com serviço de design

Esta é uma forma infalível de obter resultados rápidos, económicos e incríveis. Quando a impressão e o design trabalham lado a lado, no mesmo local (All-In-One), evita-se o ciclo interminável de envios e reenvios dos ficheiros incorretamente configurados – o ficheiro é finalizado rapidamente, à primeira vez. Além disso, o tempo de produção é mais rápido porque evita repetições desnecessárias de trabalhos (e os custos associados).

Como poupar na impressão 3

4. Como poupar na impressão – Encomende grandes quantidades

Pode parecer um contrassenso, mas, na verdade, encomendar uma quantidade superior àquela que precisa no momento significa poupança. Como?

Em regra, quanto maior for a quantidade, menos pagará por unidade. Assim, se encomendar uma quantidade maior de uma só vez, já não vai precisar de voltar a encomendar no futuro, evitando reimpressões, e beneficiará do melhor preço por peça.

Como poupar na impressão 4

5. Como poupar na impressão – Imprima em CMYK em vez de Pantone

Prefira imprimir em CMYK, o sistema também conhecido por Quadricromia, que permite reproduzir uma grande variedade de tons cromáticos através da conjugações de 4 cores – Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (do inglês: [C] Cyan, [M] Magenta, [Y] Yellow e [K] Black Key).

Estas 4 cores são padronizadas e, por isso, já existem em stock nas gráficas. Por outro lado, o sistema de cor Pantone engloba cores específicas e personalizadas, às quais é atribuído um código próprio, como se fosse a identidade da cor (chegando a cerca de 1.100 cores diferentes). Por isso, este processo é menos económico.

Apenas será necessário imprimir em Pantone se precisar de uma cor muito específica que não possa ser obtida por conjugação CMYK, ou quando é necessária uma fidelização continua de cor (como cores de produtos ou logótipos).

Como poupar na impressão 5

6. Como poupar na impressão – Peça uma prova de impressão

As provas de impressão permitem visualizar uma simulação do seu trabalho final. É uma excelente forma de fazer confirmações de cor e de analisar minuciosamente o trabalho na sua mão.

Por vezes, é necessário fazer mais de uma prova para se chegar ao resultado desejado. Contudo, depois de aprovada e entregue à gráfica, a responsabilidade sobre a exatidão e qualidade do trabalho final é exclusivamente da mesma, evitando-se assim repetições dispendiosas.

Como poupar na impressão 6

7. Como poupar na impressão – Evite os erros mais comuns na preparação do ficheiro

A sua empresa vai lucrar se o trabalho for entregue com as configurações corretas. Porquê? Porque:

  • Não vai perder tempo a efetuar as alterações, ou evitará o custo adicional se forem efetuadas pela sua gráfica.
  • Vai poder passar mais rapidamente para o trabalho seguinte.
  • Vai transmitir profissionalismo ao cumprir os prazos, em vez de perder tempo com atrasos evitáveis.
  • Obterá resultados de impressão sem surpresas indesejadas, e evitará o custo de repetições de impressão.
Como poupar na impressão 7

Encontre todas as orientações nos nossos 3 artigos mais lidos sobre este tema:

Encontre-nos também sempre disponíveis para o aconselhar!

Deixe um comentário

Newsletter
Item added to cart.
0 items - 0.00