Nasci a 21 de maio de 1966, o que, segundo o calendário Gregoriano, me indica que atingi meio século de existência.
Na vida particular e no trabalho, temos uma tendência para pesar o nosso passado e aprender com a nossa história, no sentido de no futuro melhor decidirmos, opinarmos, comentarmos e como deveremos proceder de forma a conseguirmos deixar um bom legado aos que nos sucederem.
A teoria em condições de estabilidade e com poucas variáveis tem tendência a resultar. No entanto, estas mesmas variáveis que geralmente dão a cor à vida e que fazem com que a nossa humanidade evolua, estragam-nos os planos e retiram-nos muitas vezes as nossas razões e certezas.
Temos então que nos adaptar, aceitar novas ideias e realidades que nos parecem à primeira vista fruto da nossa experiência, utopias e lunatismos.
Na sociedade, no trabalho, na mente, na vida criamos dúvidas, incertezas.
“E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”
Mudam-se os fatores de impressão, de tendências de cores, formatos, texturas em papel, de atitudes comerciais e de tecnologias de divulgação. O que é passado, presente ou futuro? Revistas, Jornais, Web, Facebook, Sites, Visitas personalizadas, YouTube, ou outras que já passaram e que eram o futuro e que se tornaram arcaicas rapidamente? O que será revivalista ou nicho? Como serão as relações laborais com os novos ideais das gerações seguintes?
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.”
– Luís Vaz de Camões, in “Sonetos”
No fundo, o que quero e não consigo transmitir é que quem tem certezas absolutas se mantém numa posição demasiado conservadora; rapidamente passará o seu tempo, independentemente da sua idade.
A capacidade de aprender, de conseguir escutar novas opiniões e tendências, de se adaptar a outros conceitos, tecnologias e culturas definirá na sociedade quem é que é velho ou novo na empresa ou na sociedade. Quem conseguir este equilíbrio será equilibrado e, por consequência, atual, moderno e inovador.
- Use o seu tempo para viver e aprender com a vida.
- Ganhe esse tempo planificando o seu trabalho, com objetivos sedutores razoáveis.
- Ouça a opinião até do mais humilde. Ele terá sempre algo para nos ensinar e nos enriquecer.
- Esqueça o “acho que” e “tenho a certeza absoluta”.
- Enriqueça o seu curriculum e utilize o seu tempo para investir em cursos, networking, eventos, estágios, etc..
- Arrisque com ponderação e método, mostrando confiança e objetividade para criar um ambiente de confiança aos sócios, trabalhadores, fornecedores e clientes.
“Se a taxa de mudança no exterior exceder a taxa de mudança no interior, o fim está próximo.”
– Jack Welch
Autor: João Miguel Santos
É Diretor Comercial da Almeida & Neves (Porto). Tem formação em Gestão de Empresas com Especialização em Marketing e com pré-requisitos para TOC. Foi professor de Contabilidade e de Organização e Administração de Empresas. É casado e pai de dois filhos. É dirigente desportivo do S. C. do Castêlo da Maia. Gosta de viajar em família e tem um particular interesse por Geografia, Geologia e Biologia. (http://porto.almeidaeneves.com/)