Tempo médio de leitura: 2 minutos

Indeciso quanto à frequência com que deve publicar nas suas redes sociais? Veja as recomendações apontadas pelos estudos mais atuais nesta área!

Esta é uma pergunta de ouro, que pode ser respondida de duas formas. A resposta curta é: as vezes que conseguir publicar conteúdo de qualidade de forma consistente. Mas é necessário mais 🙂 A resposta menos curta é: cada rede social tem uma frequência ideal de publicação e… pode não ser a frequência que pensa!

E porque é isto importante? Porque, se publicar poucas vezes, o seu público vai esquecer-se de si. Por outro lado, se publicar demasiadas vezes, vai tornar-se incómodo e gerar o indesejável unfollow.

Por isso, fique já com esta dica: esqueça as publicações de hora em hora no Facebook ou de 15 em 15 minutos no Twitter. Talvez resulte para páginas com milhões de seguidores, mas não para as empresas de pequena ou média dimensão. Esqueça também as publicações de semana em semana – ninguém vai dar por si.

Vamos então descobrir o que dizem os estudos sobre a melhor frequência de publicação nas redes sociais!

  1. Facebook – Quantas vezes devo publicar nas redes sociais?
publicar redes sociais facebook

Um estudo realizado pela Hubspot descobriu que as páginas com menos de 10 mil seguidores sofrem uma redução de 50% na taxa de interação por post, quando publicam mais do que uma vez por dia.

No mínimo, deve publicar 3 vezes por semana.

E quando devo publicar? De preferência, quando a sua audiência estiver online. Não deixe de consultar a secção Facebook Insights para verificar os dias e as horas em que os seus fãs estão ligados, e agende as publicações em conformidade. O mesmo vale para todas as redes sociais.

publicar redes sociais facebook
  1. Instagram – Quantas vezes devo publicar nas redes sociais?

Neste caso, o cenário é um pouco diferente. De acordo com o estudo feito pela Union Metrics, o importante não é a frequência de publicação, mas a consistência. O que isto quer dizer?

Quer dizer que o número de vezes que publica não afeta negativamente a sua conta de Instagram, até ao momento que altera a frequência. Assim, se publicar todos os dias, mas, a partir de certa altura, publicar três vezes por semana, vai começar a perder seguidores e interação. Do mesmo modo, se publicar sempre três vezes por semana, vai aumentar e estabilizar a performance da rede.

Por isso, a melhor frequência para o Instagram é aquela que conseguir manter até… à sua reforma! 🙂

publicar redes sociais instagram
  1. LinkedIn – Quantas vezes devo publicar nas redes sociais?
publicar redes sociais linkedin

A natureza mais profissional desta rede torna a resposta mais fácil. Publique sobretudo em dias e horários de expediente e, com a frequência ideal, deverá atingir cerca de 60% dos seus seguidores.

Contudo, a qualidade das suas publicações é mais importante que a frequência. Certamente que, quando navega do seu feed, não vê todo o conteúdo que lhe é apresentado, mas tende a focar-se em assuntos que lhe dizem respeito, com imagens atrativas. Essa deve ser a aposta.

publicar redes sociais linkedin
  1. YouTube – Quantas vezes devo publicar nas redes sociais?

Um ponto chave neste rede é… não se comprometa em demasia! Criar vídeos consome bastante tempo, para além dos procedimentos de otimização para o motor de busca.

Da mesma forma, não publique só porque sim – pode prejudicar o seu canal. Publique conteúdo que o seu público deseje ver e seguir, com a frequência que conseguir manter. Não é boa prática publicar 10 vídeos num dia e não publicar mais nada durante 1 mês, e depois publicar durante 1 semana. O seu público não vai saber quando vai publicar e a interação ficará comprometida.

Assim, avalie, de forma realista, quanto conteúdo de qualidade consegue produzir, e escolha uma frequência que consiga manter.

Existem 2 ideias a reter:

  • A consistência de publicações é mais importante que a frequência.
  • A qualidade do conteúdo é mais importante que a quantidade.

Para isso, (1) certifique-se de que não abarca mais plataformas do que aquelas que consegue, realisticamente, gerir, (2) planeie o conteúdo com antecedência, para garantir qualidade e (3) faça agendamentos, para garantir uma frequência uniforme e adequada aos horários da sua audiência.

Newsletter