Desde sempre ouvimos dizer que o stress faz mal à saúde. Mas estudos comprovam: o stress pode fazer bem ao seu corpo. Veja como o stress pode ser seu amigo!
A ideia prevalecente na nossa cultura é que o stress é mau. Todos os dias ouvimos amigos e colegas desabafarem sobre o stress do seu dia-a-dia e do seu trabalho.
E, de facto, é o nosso inimigo preferido, a quem tudo atribuímos. Contudo, alguns estudos vieram trazer uma nova perspetiva sobre o stress. Na verdade, ter como objetivo uma vida sem stress pode ser muito stressante!
Basta pensarmos, por um momento, nas alturas em que crescemos (do ponto de vista pessoal e profissional), ou numa altura em que tivemos um desempenho ao mais alto nível – como terminar uma corrida, construir um negócio, ou criar um filho. Qual foi a energia que o impulsionou nessas alturas? Certamente que envolveu algum nível de stress, desafio ou luta.
Aqui reside o ponto principal. O stress, na sua origem, tem uma função protetora, e não prejudicial. Está na altura de lançar um novo olhar ao stress!
A função do stress
De acordo com os especialistas, o stress é uma energia que serve para nos aconselhar sobre o que fazer e para nos preparar para o fazer. É um sistema vital de aviso e alerta, que origina uma resposta de luta ou fuga (fight-or-flight).
Assim, quando o cérebro deteta uma situação de perigo, começa a inundar o corpo de substâncias como epinefrina, noradrenalina, cortisol, entre outras. Estas vão causar as reações que normalmente associamos ao stress: aumento de pressão arterial e da frequência do batimento cardíaco. É habitual também ficarmos uma sensibilidade sensorial aumentada.
Todo este cenário tem, como fim último, proteger-nos. O nosso corpo está a preparar-se para enfrentar a situação de perigo. O stress, na sua origem, ajuda-nos a reagir a situações como, por exemplo, fugir de um predador. Mas não vamos conseguir fugir de um leão se estivermos a pensar no que vai ser o jantar logo à noite. O stress vai-nos ajudar a focar na fuga ao leão, e vai salvar-nos a vida.
Já ouviu falar em episódios de alguém que foi capaz de algo inimaginável numa situação perigosa, como uma mãe ser capaz de levantar um carro para salvar o filho? Sim, foi o stress que permitiu isso – concede um tipo de “boost” ao corpo em velocidade, força e acuidade sensorial que podem ser incrivelmente vantajoso no nosso dia-a-dia.
1. O stress pode melhorar a memória.
Já lhe aconteceu brilhar num exame em que as respostas pareciam saídas do nada? Esta é uma das formas como o cérebro responde ao stress – as hormonas aumentam o nível de alerta quando é mais preciso.
Stress moderado pode ajudá-lo a concentrar-se. Mas, como em tudo na vida, tudo o que é demais, não é bom. Demasiado stress durante muito tempo pode paralisar a resposta.
2. O stress pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho no trabalho.
Deve estar a pensar: mas é precisamente o trabalho que me causa stress!
Mas pense mais um pouco. Os trabalhadores mais bem sucedidos são os que transformam o stress em energia positiva e motivação, em vez de se deixarem consumir por ele. Lembra-se daquela expressão muitas vezes ouvida: “não há melhor motivação que o prazo de último minuto”? É por isso que, habitualmente, se executa um maior número de tarefas quando temos um prazo definido e curto.
Assim, quando se assumem riscos e se decide “pegar no touro pelos cornos”, isso ajuda à sua robustez mental e à sua autoconfiança. E são estas duas qualidades que o vão valorizar enquanto profissional (e também como pessoa).
Aceite e transforme o stress – terá, sem dúvida, uma grande vantagem sobre aqueles que se deixam dominar por ele.
3. O stress pode tornar a sua vida mais interessante.
O stress não é apenas uma ferramenta de sobrevivência. Relembre situações de stress pelas quais tenha passado de forma voluntária e consciente – desafios como convidar alguém para sair, enfrentar e vencer um medo, interagir com desconhecidos ou até mesmo aprender algo novo.
Talvez não pense nessas situações como stressantes – devido ao resultado positivo que daí adveio – mas o stress está envolvido em momentos de realização, saúde e felicidade.
Apesar de o stress poder ser algo muito positivo, é bom lembrar que os excessos raramente são benéficos. Explosões ocasionais de stress podem ser benignas, mas nunca é uma boa ideia expor-se a situações de stress agudo e contínuo – é o quadro perfeito para a instalação de doenças físicas ou mentais. Em vez disso, reconheça o elemento stressor e use a seu favor a energia que o seu corpo produz.
Acima de tudo, olhe para o stress com bons olhos. Isso vai fazer a diferença – só é mau para si se acreditar nisso. Convidamo-lo a visualizar o vídeo que segue. São apenas 15 minutos que o vão deixar colado ao monitor e que vão colocar em causa muitas das suas crenças mais sólidas. (Ah, e pode ativar as legendas em português nas definições do vídeo!)
Pronto para se deixar energizar pelo stress, em vez de se deixar dominar por ele? ?