Tamanhos de Envelopes: O Guia Completo

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Como escolher entre tantos tipos e tamanhos de envelopes? Preparámos um guia que o vai ajudar a escolher o envelope perfeito para as suas necessidades.

Os envelopes fazem parte do indispensável estacionário de todas as empresas, e são oportunidades de comunicação muitas vezes subvalorizadas.

Mais do que a função de envio de correspondência – cartas, documentos, convites, ações de marketing e de relação comercial – são também veículos da sua imagem, personalidade, valores e posicionamento.

Conhece os principais tipos e tamanhos de envelope, e as potencialidades que este material oferece? Comece já a tirar nota 🙂

1. A anatomia de um envelope

Antes de nos debruçarmos sobre os tamanhos dos envelopes, é importante conhecermos alguns termos utilizados para designar determinadas partes do mesmo.

Este conhecimento é útil, sobretudo, se quiser personalizar envelopes, facilitando, desta forma, a comunicação com a sua gráfica.

Os exemplos apresentados representam envelopes com pala em bico, mas tenha em atenção que também poderá optar por envelopes com pala retangular ou lateral.

Assim, vejamos mais de perto:

Tamanhos de Envelopes: O Guia Completo 1

2. Tamanhos de envelopes – C6

Este envelope é relativamente pequeno, e é indicado para transportar objetos de pequena dimensão, como cartões festivos, convites, ou mesmo drives USB.

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3. Tamanhos de envelopes – DL

Este é o tipo de envelope mais comum, e o estandardizado para envio de documentos empresariais – como, por exemplo, faturas e contas de consumo. Suporta até 3 folhas A4, dobradas em 3.

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4. Tamanhos de envelopes – C5

Este tipo de envelope é também bastante comum, sobretudo para envio de folhas A4 dobradas a meio – propostas, contratos, orçamentos e outra documentação. Tem a vantagem, relativamente ao tipo anterior, de conseguir conter mais folhas (ou mesmo um caderno), dado que, sendo dobradas apenas em 2, em vez de 3, terá mais espaço.

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5. Tamanhos de envelopes – B4

Perfeito para enviar documentos de maior dimensão.

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6. Tamanhos de envelopes – C4

Este tipo de envelope permite enviar folhas A4 sem ter de as dobrar. Indicado para revistas, certificados e documentos que poderiam danificar-se se tivessem que ser dobrados.

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7. Tamanhos de envelopes – C3

Este tamanho deverá ser o maior que precisará, na grande maioria das situações. Recomendado para enviar pequenas peças de vestuário, ou cartazes que deseja manter intactos.

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8. Tamanhos de envelopes – Diagrama completo da série C

Depois de abordarmos os tamanhos mais comuns de envelope, apresentamos de seguida o diagrama completo, que poderá descarregar em PDF no link em baixo e, assim, ter sempre à mão a ajuda que necessita.

Os tamanhos apresentados são definidos pelo sistema internacional ISO 216, adotado em todos os países, com exceção dos Estados Unidos da América e Canadá.

Tenha em atenção que poderá ser difícil encontrar no mercado os tamanhos superiores ao C3.

Tamanhos de Envelopes: O Guia Completo 8

Faça o download do diagrama completo.

9. Envelopes com janela

Os envelopes com janela têm a vantagem de serem extremamente práticos. Apresentam uma abertura de janela, como o próprio nome indica, com um plástico transparente ou material tipo celofane.

Se posicionar o destinatário e o endereço cuidadosamente no documento interno, essas informações ficarão visíveis através da janela, dispensando assim a colocação de etiquetas ou a impressão com as informações do destinatário. Desta forma, o conteúdo fica protegido, mas é visualizado em simultâneo.

Alguns setores empresariais beneficiam ainda mais com este tipo de envelope, como é o caso das transportadoras, empresas aéreas, laboratórios de análises clínicas, e ramos similares.

A posição das janelas pode variar de acordo com os tamanhos dos envelopes, pelo que deve ter esse aspeto em consideração para que os seus modelos de documentos se ajustem na perfeição.

10. Envelopes personalizados

Antes de o cliente ter contacto com o material enviado, será o envelope o responsável pela primeira impressão. É, portanto, importante criar um impacto positivo, transmitindo uma imagem atrativa, profissional e de rigor.

Mesmo sendo um material padronizado, é possível ir mais longe, personalizando o seu envelope empresarial. Uma cuidada personalização garante o reconhecimento imediato da sua marca, e oferece mais uma oportunidade para solidificar a sua identidade visual.

A forma mais habitual de personalização dos envelopes é a colocação do logótipo da empresa e informações de contacto. Contudo, poderá arrojar com padrões ou cores que representem a sua marca, ou utilizar acabamentos especiais, como foil, verniz ou relevo.

Indeciso? Está no lugar certo! Usufrua da nossa experiência de 50 anos e conte com as nossas sugestões quanto ao design e acabamentos do seu envelope corporativo. Fale connosco!

DICAS EXTRA

  • Aconselhamos que escolha um envelope 1/4” maior que a largura e a altura do material que colocar no interior. Desta forma, facilita a introdução do material e evita eventuais danos no envelope.
  • Sempre que enviar material passível de sofrer danos com o transporte e manuseio, aconselhamos que utilize envelopes almofadados, para maior proteção.
  • Quando o envelope é utilizado para conter material confidencial, imprima o interior com um padrão que impeça a legibilidade, para proteger a privacidade do documento.
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