Os carimbos passam muitas vezes despercebidos, mas são fundamentais no dia a dia das empresas. Veja algumas dicas para obter um resultado nítido e profissional!
Os carimbos fazem parte do dia a dia das empresas – não apenas para autenticar documentos, mas também para colocar informações em papel de forma mais rápida e eficaz, excluindo a possibilidade de erros associada a processos manuais.
São especialmente úteis para dados variáveis – os carimbos automáticos numeradores e datadores são fundamentais, por exemplo, para a indicação de data de fabrico e de validade nas embalagens de produtos.
Os carimbos são associados a seriedade, credibilidade, profissionalismo, organização e cuidado com a gestão administrativa – logo, a sua produção não pode ser deixada ao acaso, mais ainda se considerarmos que cada superfície de aplicação tem as suas naturais limitações.
Para o apoiar neste processo, reunirmos um conjunto de boas práticas para obter um resultado nítido e profissional!
1. Fontes
Quando escolher o tipo de letra para o seu carimbo, tenha em atenção que fontes mais sólidas tornam-se mais legíveis, comparativamente com fontes decorativas.
A nossa recomendação é usar, no mínimo, o tamanho 8, de forma a garantir clareza na leitura. Se preferir uma fonte decorativa, recomendamos um tamanho maior, dado que algumas partes anatómicas da fonte podem colidir entre si se não tiverem o espaço necessário.
2. Cor
Usar cor em carimbos pode parecer uma ideia sedutora, mas a aplicabilidade pode deixar muito a desejar.
Dependendo das superfícies onde o carimbo será aplicado, a mensagem pode não ser legível. Por exemplo, se usar cor no seu carimbo, e necessitar de o utilizar numa superfície também ela com cor, o resultado ficará comprometido.
A opção mais segura é a sobriedade. Os carimbos com tinta preta são perfeitos para qualquer ocasião, reduzindo ao mínimo a possibilidade de erro.
3. Área de personalização
Para que a sua mensagem seja captada ao primeiro olhar, dê à sua mensagem o espaço que ela precisa.
De pouco serve poupar no carimbo reduzindo o tamanho se a mensagem que contiver não for legível.
4. Tipo de carimbo
O carimbo mais utilizado pelas empresas é o carimbo automático; é esteticamente mais agradável, permite maior liberdade de personalização, e é muito prático – não é necessário exercer força intensa.
Além disso, proporciona uma maior qualidade de impressão, com resultados mais nítidos, precisos e profissionais.
Certifique-se de que esta forma de comunicação esteja alinhada com a imagem e identidade da sua empresa. Não descuide aspetos como a qualidade da tinta, precisão de alinhamento e posicionamento – os detalhes impressionam os clientes.
Se precisar de ajuda na escolha e personalização dos seus carimbos, conte connosco!