Realidade Aumentada – inovação para a sua empresa!

Veja como a realidade aumentada pode ajudá-lo a criar experiências de consumo inovadoras e disruptivas para o seu público, com alguns exemplos inspiradores!

É a magia do progresso e dos avanços tecnológicos: algo que, num determinado momento, parece impossível torna-se, algum tempo depois, numa parte banal do nosso quotidiano.

A realidade aumentada já deixou de ser uma tecnologia distante e inacessível, passando agora a fazer parte integrante da estratégia de grandes empresas, com resultados memoráveis.

Vamos debruçar-nos sobre esta tecnologia, e apresentar o impacto que pode ter na sua empresa, a par de alguns exemplos reais de marcas que exploraram esta oportunidade, com um sucesso marcante!

1. Realidade Aumentada – O que é?

A realidade aumentada combina dados do ambiente físico com um ambiente digital; dito doutro modo, trata-se de uma tecnologia que projeta conteúdos (como animações, vídeos, texto, gráficos e imagens) no mundo real.

Um dos exemplos de realidade aumentada com maior sucesso no mundo é o Pokémon Go. Este jogo apresenta as personagens virtuais que devem ser capturadas no espaço em que o utilizador está a jogar, como se as personagens estivessem, efetivamente, no espaço físico.

Um outro exemplo é o Snapchat, que efetua uma sobreposição de acessórios virtuais sobre o rosto dos utilizadores, ou os filtros do Instagram Stories, que adicionam animações a uma imagem ou vídeo.

A aplicação Arts & Culture da Google também deu este passo, e permite que o utilizador visualize as pinturas de Vermeer em realidade aumentada na própria sala, ou percorrer uma exposição digital com todos os quadros.

A aplicação desta tecnologia proporciona possibilidades infinitas e criativas no mundo dos negócios, como veremos mais à frente neste artigo!

“Acreditamos que a realidade aumentada vai mudar para sempre a forma como usamos a tecnologia. Já estamos a ver fenómenos que vão transformar a nossa forma de trabalhar, jogar, aprender e, sobretudo, de nos ligarmos uns aos outros.” — Tim Cook

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2. Realidade Aumentada e Realidade Virtual – Quais são as diferenças?

Enquanto que a realidade virtual imerge o utilizador num ambiente totalmente virtual, sem contacto algum com o ambiente real, a realidade aumentada combina elementos virtuais num ambiente real.

A vantagem da realidade aumentada em relação à realidade virtual é que os utilizadores não precisam de se isolar completamente do mundo real. Através do telemóvel, podem descobrir experiências interativas, informações exclusivas sobre produtos ou procurar pistas em atividades promocionais de entretenimento.

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3. Realidade aumentada – Benefícios para as empresas

A realidade aumentada tem o potencial de criar novas formas de interação dos consumidores com os produtos, proporcionando uma relação muito próxima, ousada, criativa e envolvente com o produto real.

Os consumidores podem, por exemplo, experimentar diferentes tamanhos e cores de roupa sem terem necessariamente que a vestir, ou confirmar se uma peça de mobiliário se adequa bem a um espaço, antes de a comprarem – aliás, a IKEA já implementou esta ideia, conforme o vídeo que segue!

Não resistimos também a partilhar um outro vídeo, desta vez pela Zara, numa inovadora e disruptiva campanha em loja, na montra e na embalagem.

E as possibilidades de negócio são cada vez mais abrangentes, não faltando exemplos de aplicação desta tecnologia:

  • Transformar o seu cartão de visita num anúncio interativo.
  • Abrir um catálogo e visualizar informações detalhadas sobre serviços e produtos, através de vídeos ou links.
  • Abrir um flyer de uma unidade hoteleira e explorar os quartos e as paisagens ao redor.
  • Visualizar uma obra de arte ou um espaço turístico e obter informações exclusivas.
  • Abrir uma ementa e ver o processo de confeção de um prato, ou consultar informação nutricional dos ingredientes.
  • Ver a planta de um apartamento em 3D.
  • Simular procedimentos médicos.

Resta uma última questão: que impacto tem a realidade aumentada no seu marketing? Ora veja:

  • É uma tecnologia única, surpreendente e impossível de passar despercebida.
  • Potencia a viralidade de conteúdo.
  • Faculta momentos de entretenimento – tendência que se mantém no topo quanto à criação de engagement com o público.
  • Proporciona uma oportunidade única de personalização.
  • O carácter interativo promove a retenção de clientes.

Já está a pensar como pode aplicar esta tecnologia na sua próxima campanha? Teremos o maior prazer em esclarecer qualquer dúvida que tenha, e ajudá-lo a pensar e executar uma estratégia personalizada. Contacte-nos!

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