Muitas empresas acham que um logotipo não se muda, mas algumas mudanças no momento certo podem melhorar a imagem da sua empresa. Veja se será o seu caso!
Se ainda não se deparou com esta dúvida, será apenas uma questão de tempo até se questionar se deve ou não mudar de logotipo.
E, à primeira vista, pode parecer um pouco assustador – muitas empresas receiam que mudar o logotipo gere confusão no público e faça com que as pessoas não reconheçam a marca.
Mas, antes de mais, se estiver neste dilema, parabéns! Isso significa que está consciente de que a forma como se apresenta é fundamental para se destacar num mercado cada vez mais competitivo – independentemente da qualidade do produto ou serviço que oferece. Preocupar-se com a imagem da sua empresa significa que está no bom caminho para um negócio de sucesso.
E porque temos um interesse genuíno no seu sucesso, reunimos neste artigo algumas orientações que o ajudarão a tomar a melhor decisão.
1. O seu logotipo foi feito por si.
É muito comum, no início de vida de qualquer empresa, não existirem ainda recursos suficientes para desenvolver uma identidade corporativa profissional. Talvez tenha caído na tentação de desenhar o seu próprio logotipo ou de recorrer à boa vontade de um membro da família ou de amigo que “tem jeito para fazer coisas bonitas”.
Se foi este o caso, não hesite. Inove e deixe que sejam profissionais a tomarem conta da identidade visual da sua empresa. As empresas com um design empobrecido rapidamente são desvalorizadas e, daí até ao insucesso, é um ápice. Seja profissional e transmita os valores certos da sua empresa.
2. Não gosta do seu logotipo.
É verdade que o gosto pessoal pode ser muito subjetivo. Contudo, é importante que goste do seu logotipo, dentro das possibilidades geradas por profissionais.
É importante também que se identifique com o logotipo. Gerir ou trabalhar numa empresa cuja imagem nada tem a ver consigo pode causar um sentimento de inadequação e desconforto que, inevitavelmente, será passado para o exterior. Pode ser um atrito no bom desenvolvimento do seu trabalho, porque a empresa só terá sucesso se estiver apaixonado por ela.
Além disso, se não gostar da sua identidade visual, quem gostará?
3. O seu logotipo não se adapta bem aos media atuais.
Depara-se com inúmeros problemas de legibilidade, de dimensões ou proporção cada vez que utiliza o seu logotipo em diferentes media?
Perde horas a fio em mil ajustes sempre que coloca o seu logotipo nas redes sociais, no website ou no papel de carta?
Então certamente está na hora de recorrer a profissionais para criar um rebranding. A sua imagem empresarial deve resolver problemas, e não criá-los.
4. O seu logotipo não se destaca da concorrência.
A competitividade da concorrência dita a necessidade de olhar além do umbigo. Veja o que os outros fazem. Observe a sua imagem e os seus logotipos. São mais visíveis? Geram mais impacto? Traduzem de forma mais eficaz a personalidade da empresa?
Se sim, está na hora de inovar e de se destacar, para não passar despercebido. Nunca subestime o impacto de um bom design profissional.
5. O seu logotipo tem um design ultrapassado.
Esta situação é mais frequente em empresas com largos anos de atividade.
Se o seu logotipo é o mesmo de há 25 anos, lembre-se que muita coisa mudou desde então. As fontes, cores ou formas podem passar a imagem de que a sua empresa é antiquada e que permaneceu parada no tempo. Este é um dos casos em que ser antiquado não é bom.
Assim, é importante que a sua imagem demonstre a sua evolução, o seu crescimento e a sua contemporaneidade. Um logotipo não deve representar o que a sua empresa foi; deve representar o que a sua empresa é.
O mundo está em constante mutação e evolução, e os logotipos não fogem à regra.
Mas se ainda assim persistiu alguma apreensão, lembre-se que a mudança de logotipo deve ser sempre tratada como uma evolução da marca e não como a morte dela para o nascimento de uma outra.
Além disso, mudar de logotipo nem sempre significa uma mudança radical; pode significar apenas alguns importantes ajustes que transmitam suavidade e modernidade para a empresa – resultando assim num fácil reconhecimento e num entendimento imediato da nova mensagem.
E como esta decisão traz consequências importantíssimas para a sua empresa, não deve ser tomada de ânimo leve. Consulte sempre os melhores profissionais para lhe prestarem um aconselhamento eficaz e personalizado, para que possa tomar a decisão mais acertada.
O logotipo é tão vivo e dinâmico quanto o próprio negócio. Acompanhe os tempos e mantenha-se na linha da frente!