SEO Emocional: Otimize para pessoas, não para o Google - Minerva
SEO

Conheça algumas técnicas simples e práticas para otimizar o SEO do seu website, e garanta um bom posicionamento da sua empresa no Google!

 

Já ouviu falar em SEO?

É a sigla para “Search Engine Optimization”, e trata-se do conjunto de técnicas de otimização para que um website surja nas primeiras entradas dos motores de pesquisa.

De facto, desde o aparecimento dos motores de busca que as pessoas quebram as cabeças para tentar aparecer nos primeiros resultados.

E esse posicionamento é cada vez mais importante porque, hoje em dia, o comportamento online dos utilizadores é mais impulsivo e impaciente e, por isso, não vão além da primeira página – o que deu origem àquela velha piada: “O melhor sítio para esconder um cadáver é… na segunda página dos resultados de pesquisa!”

Mas o desafio não fica por aqui! Mesmo aparecendo na primeira página do Google, os utilizadores têm de escolher a sua empresa em detrimento de outras que também estão bem posicionadas. O que fazer?

Por um lado, ainda é importante obedecer aos critérios do algoritmo de pesquisa mas, por outro, é necessário ir mais além.

Pensemos: qual é o objetivo do algoritmo? Apresentar conteúdo que melhor vá de encontro ao que as pessoas procuram. E isso é SEO emocional – ser tão bom a dar o que as pessoas precisam que o Google não tem outra hipótese senão apresentar o seu conteúdo.

Deixamos algumas dicas importantes para implementar no seu website:

 

1. SEO Técnico

a) Otimize as URL.

Por exemplo, prefira www.minerva-online.pt/seo-emocional a www.minerva-online.pt/?p=739593

 

b) Elabore corretamente as meta-descrições.

Antes de mais, o que é uma meta-descrição?

Trata-se de um resumo (com um máximo de 150 caracteres) que o Google apresenta em cada resultado de pesquisa, para que o utilizador possa compreender o tipo de conteúdo que irá encontrar.

Apesar de este item não ser um fator de classificação no algoritmo de pesquisa do Google, funciona como elemento de atração e pode decidir se alguém visita ou não o seu website. Porquê? É simples: uma página que apareça em primeiro lugar, mas com uma meta-descrição pobre, será facilmente preterida a favor da página que aparece no lugar seguinte, mas com uma meta-descrição eficaz.

Veja o exemplo que se segue. Em que link clicaria?

SEO - Meta-descrição

 

c) Escolha as keywords corretamente.

Para obter bons resultados, as keywords devem ser escolhidas com a ajuda de planeadores específicos. Evite o keyword stuffing (repetir keywords até à exaustão) – o Google não gosta de ser ludibriado e vai prejudicar o seu posicionamento.

 

d) Insira as keywords nos “title tags” e nas meta-descrições.

 

e) Nomeie corretamente as imagens e as “alt tags”. Evite nomes genéricos como DSC001, por exemplo, e prefira bons termos.

 

2. SEO Emocional

a) Conheça o seu cliente

SEO - Conheça o seu cliente

Quão bem conhece o seu cliente, e porque isso é tão importante?

Porque os seus potenciais clientes não chegam ao seu website por digitarem o nome da sua empresa (ainda não a conhecem). Encontram o seu website porque estão à procura de uma resposta para uma necessidade que têm.

O que fazem as pessoas quando têm um problema ou uma dúvida? Procuram no Google. E se ao fazerem isso, encontrarem a solução na sua empresa? Bingo 🙂

Por isso, é fundamental conhecer profundamente o que o seu cliente procura, os problemas que tem e as necessidades que sente. Dessa forma, terá condições para lhe proporcionar exatamente o que ele precisa – e esta é a chave para conseguir criar conteúdo de qualidade e relevante.

O seu website deve ser a melhor resposta à pergunta das pessoas. Por isso, é preciso perceber as questões que os seus clientes estão a procurar no Google. Conheça a sua “buyer persona” – investigue com a ajuda de planeadores específicos.

 

b) Faça uma limpeza ao seu site.

SEO - Limpeza ao site

Quando recebe visitas, preocupa-se em ter a sua casa limpa e arrumada? Com os websites, deve acontecer o mesmo – é a sua casa digital.

  • Tem imagens de boa qualidade?
  • Os vídeos correm sem problemas?
  • Todos os links estão a funcionar?
  • Existem secções vazias no seu website, ou secções que não são atualizadas há anos?
  • O website é rápido, ou faz desesperar os utilizadores enquanto esperam? (E isto quando esperam! O mais certo é abandonarem o site após 4 segundos de espera.)
  • O menu é intuitivo ou as pessoas não encontram de imediato o que precisam?
  • A informação é meramente promocional ou tem conteúdo útil, educativo e atual?

 

 

c) Escreva como um humano.

SEO - Escreva como um humano

Pode implementar as técnicas mais avançadas de SEO, mas se o seu conteúdo parece ter sido escrito por um robot, vai perder a conexão com o seu público.

A melhor forma de não parecer um robot é imaginar que, em vez de estar a escrever um texto, está a conversar com a sua “persona”. Uma “persona” representa o seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento, demografia e histórias pessoais. Apesar de ser fictícia, considere-a como real e dirija-se a ela quando escreve conteúdo.

Como fala com o seu melhor amigo? Usa frases promocionais ou ideias formatadas? Certamente que não. A forma como escreve para uma persona deve ser semelhante: como uma conversa, um conselho acolhedor – que resolva o problema da persona e que a faça sentir-se ouvida e compreendida. Os clientes não querem empresas, querem rostos.

 

Dica extra: Use frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens. O texto deve respirar para que a leitura seja “scaneável” e confortável.

 

E a melhor forma de criar conteúdo com frequência e atualizado é através de um blog no seu site. Blogs externos (como o Blogspot ou outros), não contam! É necessário que esteja integrado no seu site, para que os resultado se reflitam nele.

 

Existem outras técnicas de otimização de website, mas o fundamental é certificar-se que está a dar valor às pessoas.

Se as empresas dependem do Google, a verdade é que o Google também depende de conteúdo de alta qualidade, criado por sites fantásticos no mundo inteiro. Que seja o seu! 🙂

E se não estiver familiarizado com técnicas de SEO, não se preocupe! Recorra a profissionais para uma correta avaliação de estratégia de Search Marketing.

Se gostou deste artigo e quiser receber comodamente e em primeira mão os nossos conteúdos, subscreva a nossa newsletter. A inscrição é gratuita!

AUTHOR: Minerva

Somos mais que uma empresa de artes gráficas. Damos resposta a todas as necessidades de comunicação da sua empresa. E adoramos o nosso trabalho!

Sem comentários

Deixe um comentário ;)

O seu endereço de email não será publicado

Subscribe!