Sabia que o processo de nomear a sua marca também tem o seu próprio nome? Chama-se Naming.
O Naming é uma estratégia de Branding em que se aplica um conjunto de técnicas para criar nomes de produtos, serviços, empresas, eventos ou projetos em geral.
Escolher um nome para uma marca é muito mais do que um exercício criativo e passa por várias fases. Requer uma integração entre criatividade, viabilidade jurídica, considerações linguísticas e culturais e estratégias de marketing.
Isto porque as decisões de naming são cruciais para o futuro da marca, afetando a sua visibilidade e valor agregado. Estudos de marketing mostram que a atratividade do nome influencia mais de 50% das decisões de compra. O naming é a primeira grande decisão que torna todas as outras mais fáceis.
5 passos para encontrar o nome ideal para a sua marca
Desde o Briefing até à entrega, cada passo do processo criativo deve ser cuidadosamente delineado para garantir objetividade, organização e resultados satisfatórios.
Enumeramos 5 passos importantes a dar no caminho até ao nome ideal para a sua marca:
1 – Análise
Faça uma análise geral ao setor de atividade em que a marca está enquadrada, bem como as suas especificidades. Reúna conceitos, palavras-chave, associações e perceções para determinar a mensagem principal que o nome deve transmitir. Quais as características da marca que quer ver refletidas no nome? Tem uma marca feminina ou masculina? Jovem ou madura? Qual o arquétipo da marca?
2 – Organização
Numa segunda fase, quando se sentir inspirado, faça uma lista dos vários nomes que lhe vêm à cabeça. Procure entrelaçar os conceitos que definiu, seja abrangente e corajoso! Não tenha medo de arriscar. No mundo do naming nada se perde, tudo se transforma e nunca se sabe quando uma palavra mais ousada dará aso a outros conceitos e ideias que poderão vir a fazer parte da sua identidade de marca.
3 – Seleção
De uma lista extensa, procure reduzir. Nesta fase do desenvolvimento criativo, visualizar é uma ótima técnica. Imagine os nomes num contexto prático e real em que as pessoas chamam pelo nome da sua marca, e confirme se se adequa à imagem que quer transmitir. Vá excluindo à medida que for passando por todos os nomes, nunca perdendo a abertura para conceber novas ideias.
Eleja o seu top 10 favoritos para, desde logo, perceber quais os conceitos que estão a orientar o caminho até à sua decisão final.
4 – Validação
Após definir os possíveis nomes, valide a sua disponibilidade no INPI e verifique se já existe domínio e perfil de redes sociais com os mesmos. Esta fase irá permitir reduzir bastante a sua amostra de nomes.
5 – Apresentação e escolha
Selecione 3 nomes registáveis e disponíveis nas redes sociais, cada um baseado em um conceito e estratégia específicos. Procure descrever e apresentar esses nomes quanto aos conceitos que fundamentam a sua seleção tendo em conta critérios como a sonoridade, a originalidade, a interligação de conceitos e os valores que quer transmitir.
Esperamos que tenha conseguido chegar ao seu nome ideal. Esta é uma abordagem abrangente e estruturada para criar nomes de marca eficazes, garantindo que o processo é claro, organizado e que faz sentido para a sua marca.
Cada tipo de nome carrega consigo as suas próprias vantagens e desafios, mas o objetivo final é sempre o mesmo: criar uma identidade memorável e significativa para a marca.
Portanto, a escolha do nome certo não é apenas uma questão de criatividade, mas sim uma estratégia cuidadosamente elaborada que pode moldar o futuro e o sucesso de uma marca.