Sem visitantes, de nada serve ter um site. Veja algumas dicas que pode pôr já em prática para aumentar as visitas ao seu site e fortalecer a sua presença online!
O número de visitas no seu site nunca é demais; e, mais do que a quantidade, interessa-nos sobretudo ter visitas cada vez mais qualificadas – que correspondam ao perfil do nosso público e que, por isso, tenham maior probabilidade de trabalhar connosco.
Por isso, reunimos algumas dicas que pode pôr já em prática para dar uma nova vida ao seu site!
1. Crie conteúdo 10 vezes melhor que a concorrência.
A melhor forma de criar conteúdo para o seu site é através de um blog. Um blog pode gerar picos de acessos ao seu site se responder às questões dos seus potenciais clientes.
E para resultar, tem de ser um especialista e um entusiasta da área, para criar artigos de qualidade, envolventes, direcionados às preocupações e esperanças da sua audiência.
A qualidade é determinante para posicionar o seu site e a sua empresa como referência e autoridade confiável na área. Veja o que a sua concorrência produz e vá mais além.
Depois de começar, mantenha a periodicidade da publicação – a sua audiência vai adaptar-se à frequência das suas publicações, e qualquer interrupção será prejudicial para a imagem de consistência e fiabilidade da empresa.
2. Não descure o SEO on-page.
Existem muitas otimizações técnicas que podem ser feitas para aumentar o tráfego do seu site e melhorar o seu posicionamento nos motores de pesquisa.
Sabe quais são as keywords para o seu negócio? Está a tirar partido das “alt tags” das imagens e das meta-descrições?
Estas são apenas algumas das questões técnicas do SEO, mas igualmente importante é o SEO Emocional – produzir conteúdo de qualidade que vá de encontro ao que a sua audiência pesquisa, e escrever como um humano. Evite chavões académicos, gíria técnica que ninguém entende – ao contrário do que possa pensar, isso não o vai posicionar como especialista, mas vai fechá-lo sobre si próprio e vai afastar as pessoas.
Aproxime-se da linguagem do seu cliente, e tenha um tom conversacional.
3. Inclua links internos.
Fortaleça a estrutura de links internos do seu site. Como?
Sempre que criar um artigo, esteja atento a oportunidades para “ressuscitar” artigos passados, e coloque o respetivo link. Certifique-se de que esses links vão, de facto, proporcionar uma experiência mais completa ao utilizador, em vez de os colocar apenas porque sim. Aliás, acabámos de o fazer no ponto anterior ?
Este procedimento ajuda no SEO, diminui a taxa de rejeição do site e abre mais portas para que o utilizador possa encontrar as soluções que precisa.
4. Convide outras pessoas a colaborarem no seu blog.
Contar com a participação de outros autores que sejam personalidades reconhecidas na área vai acrescentar dinamismo e valor ao seu blog. Além disso, o autor vai partilhar o artigo e, assim, traz novos visitantes ao seu site.
E isto funciona nos dois sentidos. Manter um lugar de autor convidado num site com boa reputação também vai aumentar o tráfego para o seu próprio site.
Mais uma vez: certifique-se sempre de que o conteúdo é original e de alta qualidade, em qualquer circunstância.
5. Certifique-se de que o seu site é responsivo.
Já não é novidade, mas este aspeto ainda é muito descurado. O Google penaliza sites não responsivos.
Se o seu site não funcionar na perfeição em qualquer dispositivo onde for acedido, estará a dizer aos utilizadores: pesquisem noutro lado e vão à concorrência.
Tenha a certeza que o acesso ao seu site é eficaz, rápido e confortável em todos os dispositivos possíveis.
Estas são formas menos rápidas, mas mais consistentes para aumentar tráfego qualificado – e a razão pela qual alguns sites são mais populares do que outros.
Veja isto como uma maratona, e não um sprint. Vale a pena o trabalho de criar periodicamente algo que acrescente valor à sua audiência, e manter. A continuidade vai gerar resultados reais e mensuráveis!