Porque construir a sua mailing list deve ser a sua prioridade

em dúvidas sobre os benefícios que uma boa mailing list proporciona à sua marca? Veja algumas das razões mais importantes para começar já a construir a sua!

Uma mailing list é um conjunto de nomes e emails para a qual uma empresa envia regularmente conteúdos (informativos e/ou promocionais), geralmente no formato conhecido como newsletter.

Construir uma boa mailing list é o primeiro passo para uma estratégia de email marketing eficaz – canal valioso que se encontra de boa saúde e que se recomenda vivamente! ?

Veja as principais razões pelas quais deve começar a construir já a sua mailing list!

1. O email encontra menos competição do que as redes sociais.

É mais provável que as pessoas vejam, abram e cliquem no email que enviou do que reparem nas atualizações que publica nas redes sociais.

É bem mais fácil ignorar uma publicação no feed do Facebook, do que um email na caixa de entrada.

Além disso, uma publicação nas redes sociais dificilmente será encontrada no futuro, enquanto que o email permanece comodamente na caixa de entrada, acessível sempre que o utilizador precise da informação.

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2. A sua mailing-list é sua propriedade.

Não detemos qualquer posse das redes sociais. As plataformas podem mudar as suas políticas e o alcance das suas publicações a qualquer altura. Na melhor das hipóteses, apenas 16% dos seus seguidores visualizarão as suas publicações – e isso, claro, porque o Facebook quer vender publicidade, e os anúncios pagos são a forma de conseguir maior alcance.

Aliás, as mais recentes polémicas sobre o Facebook são um bom lembrete da importância de as empresas terem as suas próprias plataformas de comunicação.

Ter a sua própria mailing-list ajuda-o a ter o controlo, e a exposição aos subscritores está inteiramente nas suas mãos.

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3. O email é mais pessoal e confiável.

Qual é a primeira coisa que faz quando acorda de manhã e se senta na sua secretária?

Consultar os emails.

E não só de manhã – as pessoas consultam o email várias vezes por dia; por outro lado, dificilmente veem o seu site todos os dias.

Sim, o seu site pode ser fabuloso mas, para o público, as suas caixas de correio são mais importantes. Por isso, é lá que deve estar.

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4. A sua mailing list representa a nata do seu público.

De acordo com as boas práticas de email marketing, reforçadas recentemente pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados, é necessário implementar um sistema que assegure uma subscrição informada e consentida.

Por isso, quem está na sua lista quer mesmo estar – são pessoas que têm interesse na sua empresa, e que conhecem outras pessoas que também poderão ter interesse em si. Dito doutro modo, quem se inscreveu está à espera de receber as suas comunicações.

Isto faz com que a sua lista seja valiosíssima. Os emails que envia não vão passar despercebidos, e vão gerar reações.

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5. Email marketing gera resultados mensuráveis.

Todos os subscritores da sua lista são potenciais clientes. Nutri-los com email marketing resultará numa relação de confiança e aumenta as probabilidade de os converter em clientes que compram os seus produtos e serviços.

Além disso, é um dos fatores principais que geram visitas ao seu site, numa base contínua. Esse aumento consistente e continuado de tráfego faz com o Google “repare em si” e melhore o posicionamento da sua empresa nos motores de pesquisa.

Claro que construir uma mailing-list não é um fim em si próprio, mas sim aquilo que fará com ela (a este respeito, não deixe de consultar o nosso artigo “4 mitos sobre email marketing”).

Por isso, aqui ficam algumas dicas essenciais:

  • Certifique-se de que a newsletter funciona bem em mobile.
  • Divulgue novos produtos ou serviços.
  • Configure autoresponders.
  • Envie descontos em aniversários ou feriados.
  • Lembre os seus clientes de compras que não concluíram no seu site.
  • Recompense clientes leais com descontos e ofertas.
  • Recupere clientes inativos com ofertas e descontos.
  • Partilhe conhecimento (artigos, dicas, etc.).
  • Reúna testemunhos e feedback.
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As redes sociais são uma ótima forma de encontrar e interagir com novos clientes, mas não retiram o lugar do email marketing como potenciador de relações de confiança com o seu público e de cómodas oportunidades de compra.

Por isso, se ainda não o fez, comece já a construir a sua mailing-list. E já sabe, se precisar de ajuda, conte connosco!

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