Decoração de viaturas – tudo o que precisa de saber!

 Tempo médio de leitura: 3

Decoração de viaturas é como ter… o seu próprio outdoor sobre rodas! Conheça o processo, veja alguns exemplos e escolha o que melhor se adequa à sua empresa.

1. Decoração de viaturas – O que é?

Decoração de viaturas é uma ação de marketing que reveste as viaturas das empresas com publicidade, de forma parcial ou total, recorrendo à aplicação de vinil sobre a viatura.

O material pode ser removido com relativa facilidade, reduzindo drasticamente os custos associados à renovação de publicidade. Os veículos com grandes superfícies planas são os mais decorados pelas empresas – como camiões, barcos, ou navios – mas os veículos ligeiros são também frequentemente usados para exibirem publicidade, sobretudo em meios urbanos com elevada densidade populacional.

Já está a pensar em como tirar partido desta valiosa ferramenta de marketing? Então continue e veja algumas das principais vantagens que a decoração de viaturas pode trazer ao seu negócio!

Decoração de viaturas – tudo o que precisa de saber! 1

2. Decoração de viaturas – Porque preciso?

Os consumidores podem ouvir música sem publicidade pelo meio, ver Netflix sem anúncios, e bloquear publicidade online. Mas na estrada, não podem ignorar a sua marca – inclusivamente, não chegam a sentir essa necessidade, porque não é uma publicidade agressiva.

Além disso, se considerarmos apenas o trajeto casa-trabalho, uma viatura decorada poderá projetar publicidade a cerca de 3 mil pessoas – imagine em trajetos mais longos! E as filas de trânsito transformam-se, assim, numa vantagem! 🙂 E não ficamos por aqui: mesmo estacionada, a viatura continua a falar pela sua empresa – é por isso que até o local de estacionamento pode ser estratégico.

Não é de admirar que cada vez mais as empresas aproveitem o movimento e o alcance das suas viaturas para se divulgarem, como um outdoor sobre rodas! Com apenas um investimento inicial, garantem uma divulgação móvel e permanente, durante anos.

Decoração de viaturas – tudo o que precisa de saber! 2

3. Decoração de viaturas – Como funciona?

O processo de decoração de viaturas passa por 5 fases: briefing, design, impressão, laminação e aplicação.

Na primeira fase, é efetuado um briefing com o cliente, para conhecer o posicionamento da empresa, os objetivos de divulgação e as características da viatura a decorar.

De acordo com a informação recolhida, será possível escolher os materiais mais adequados para decorar a viatura em questão.

Vinil Cast

Este material é utilizado, sobretudo, para decorações complexas e de extrema exigência das viaturas. Dado que a sua constituição é mais elástica, tem a vantagem de se ajustar na perfeição às curvas e saliências.

Vinil Polimérico

Para decorações planas ou ligeiramente curvas, este é o material mais indicado. Tem boa estabilidade, garantindo assim resultados perfeitos e duradouros.

Vinil Monomérico

Este material tem uma qualidade inferior, mas é, frequentemente, a solução mais económica para aplicações de curta duração. Por exemplo, se a sua empresa pretende divulgar um evento, não necessitará que a viatura continue a divulgá-lo após o seu término. Para este caso e outros em que se preveja a substituição da mensagem num curto espaço de tempo, o vinil monomérico é uma solução alternativa, mais económica e igualmente eficaz.

Vinil de Recorte

Este material não recebe impressão, dado que é um vinil de cor. Pode ser recortado com formas de texto, algarismos, símbolos ou outros formatos, para depois ser aplicado na viatura (de forma parcial, total ou sobre uma decoração em Vinil). Recomendamos a série Cast, para que a aderência do material às curvas da viatura não seja comprometida.

Laminação

O processo de laminação é sempre realizado, qualquer que seja o tipo de vinil escolhido (com exceção do Vinil de Recorte), de forma a proteger a viatura e garantir maior durabilidade. O tipo de laminação a aplicar deve corresponder ao tipo de vinil escolhido; dito doutro modo, no Vinil Cast deve ser aplicada uma laminação Cast, e no Vinil Polimérico deve ser aplicada uma laminação Polimérica. Dessa forma, o material mantém um comportamento homogéneo e estável.

Depois de selecionado o material, é iniciado o trabalho de design, impressão, laminação e, por fim, a aplicação na viatura.

Confie o trabalho a profissionais experientes, dado que, por vezes, determinadas curvas, portas, janelas, puxadores e outros elementos podem constituir sérios desafios a profissionais não especializados. É importante evitar descontinuidades na aplicação do vinil, acumulação de ar e resíduos debaixo do material – para que não fique a braços com uma decoração inutilizada.

O mesmo se aplica ao design. Designers experientes vão criar um trabalho apelativo aos transeuntes, diferenciado e natural, como se já fizesse parte integrante do veículo – ultrapassando, com destreza, as complexidades oferecidas pelas mais inusitadas formas que uma viatura possa apresentar.

Dependendo da qualidade do material escolhido, e da manutenção efetuada (aconselhamos uma limpeza regular sem escova e sem cera quente, ou lavagem cuidadosa à mão), uma decoração de viatura pode durar entre 5 a 10 anos – muito mais económico e vantajoso do que ter o seu próprio outdoor!

Decoração de viaturas – tudo o que precisa de saber! 3

4. Decoração de viaturas – Alguns exemplos

Desde viaturas ligeiras até camiões com mais de 15 metros, os nossos especialistas têm 20 anos de sólida experiência em trabalhar com viaturas de todos os formatos e dimensões.

E a criatividade é o limite! Poderá explorar vários efeitos originais, com texturas, padrões, brilhos, efeito metálico, dourado, pele… é só imaginar, e nós concretizamos 🙂

Na imagem em baixo, poderá visualizar alguns dos nossos melhores trabalhos!

decoração de viaturas exemplos

Ponha-nos à prova. Contacte-nos e peça um orçamento, sem compromisso!

Item added to cart.
0 items - 0.00