O que posso fazer para melhorar o meu site?

 Tempo médio de leitura: 2

O seu site atrai ou afugenta os seus clientes? Veja como pode melhorar drasticamente o seu site e, por consequência, a credibilidade junto do seu público!

Ter um site é apenas um primeiro passo. Se não o promover, não vai magicamente trazer-lhe novos clientes; pelo contrário, vai ser mais prejudicial do que benéfico.

Propomos-lhe o desafio de responder a estas perguntas:

  • Quando acedem ao seu site, os seus visitantes conseguem perceber, em cinco segundos, o que a sua empresa faz?
  • Conseguem encontrar facilmente o que procuram? (Antes disso, sabe o que os utilizadores procuram no seu site?)
  • A apresentação dos seus produtos é fácil de compreender?
  • O fluxo de compra é rápido, intuitivo e fluido?

Se respondeu “não” a alguma destas perguntas, está na altura de implementar algumas mudanças no seu site. Mas não se preocupe, a ajuda vem a caminho! Preparámos uma lista de 5 passos fundamentais para melhorar o seu site.

1. Como melhorar o seu site – Implemente calls-to-action.

Para nós pode ser claro o que queremos que o utilizador faça no site – pedir um orçamento, fazer o download de um ebook, preencher um formulário – mas pode não ser claro para o utilizador e, na maior parte das vezes, não é.

O site deve ter calls-to-action (botões ou texto clicável que apelam a uma ação) bastante claros – devem prever a ação necessária em determinada página, e devem dizer claramente aquilo que queremos que o utilizador faça.

Use a primeira pessoa, na perspetiva do utilizador (como, por exemplo, “Criar a minha conta” em vez de “Crie a sua conta”), e inicie com um verbo (prefira “Quero pedir um orçamento” em vez de “Mais informações”).

Atribua uma cor contrastante para botões e links. Por exemplo, se as cores predominantes do seu site forem azul-claro e azul-escuro, utilize uma cor complementar; por exemplo, a cor laranja, para chamar mais a atenção, e torne essa a cor exclusiva dos call-to-action.

O utilizador deve saber exatamente o que fazer para encontrar exatamente o que precisa.

O que posso fazer para melhorar o meu site? 1

2. Como melhorar o seu site – Remova links quebrados.

Links quebrados são links que conduzem a páginas que não existem. Quando isso acontece, o utilizador é levado para uma página de erro (página 404), recebendo a informação de que o link solicitado não existe.

A tendência do utilizador, quando encontra este tipo de erro, é abandonar o site e procurar uma alternativa, dado que os links quebrados são considerados pouco profissionais.  E os motores de pesquisa também assim o consideram! Estas ocorrências penalizam o seu posicionamento no Google.

Talvez considere que o seu site não tem links quebrados, mas ficará surpreendido com as vezes que os encontramos! Pode fazer essa confirmação acedendo a esta ferramenta para testar o seu site, e visualizando os resultados listados com o código 404, na coluna “Server Response”.

Depois de obter os resultados fornecidos por essa ferramenta, poderá eliminar manualmente as páginas, ou utilizar um redirecionamento automático para outras páginas do seu site (como a página inicial).

O que posso fazer para melhorar o meu site? 2

3. Como melhorar o seu site – Dê prioridade ao blog.

Sabia que 87% dos resultados de pesquisa no Google são artigos de blog?

Os motores de pesquisa adoram blogs, mais do que sites estáticos. E os clientes também!

Os blogs concedem a oportunidade perfeita de atualizar o conteúdo do seu site, e também de introduzir novas keywords – além de que, dessa forma, está a dar aos seus clientes novos motivos para regressarem ao site. Se o seu site for estático, os clientes não têm motivo para voltar!

Assim, crie conteúdo que acrescente valor, pelo menos, uma vez por mês. Desta forma, vai aumentar o tráfego para o seu site, e terá maior probabilidade de estar presente nos resultados de pesquisa do Google – essencial para angariar novos clientes. Além disso, a sua marca vai ser reconhecida na área – fundamental para gerar confiança e credibilidade.

O que posso fazer para melhorar o meu site? 3

4. Como melhorar o seu site – Otimize para mobile.

Pode ser demasiado óbvio, mas ficaria surpreendido com a quantidade de sites que ainda não são responsivos – ou seja, que não se adaptam quando são acedidos por dispositivos móveis. É por isso que este ponto merece um destaque especial.

Além disso, o estudo Bareme Internet torna-o oficial – em Portugal, a utilização da internet por telemóvel já ultrapassou a utilização por computador, comprovando assim a tendência do aumento de quota dos utilizadores em mobile.

Contra dados, não há argumentos – se o utilizador encontrar dificuldades em aceder ao seu site por telemóvel, vai desistir e procurar a concorrência.

O que posso fazer para melhorar o meu site? 4

5. Como melhorar o seu site – Seja encontrado.

Nos pontos anteriores, foram abordadas algumas formas de melhorar o seu posicionamento no Google. Contudo, existem muitas outras técnicas que deve implementar no seu site para fortalecer a sua presença online.

Investir na criação de um website sem promover a sua presença no Google é… um investimento desperdiçado. Não deixe de consultar os nossos artigos “Porque não apareço no Google, e como funciona?” e “SEO Emocional: Otimize para pessoas, não para o Google”, e conheça as melhores e mais atuais práticas a implementar já no seu website para que o seu público o encontre.

O que posso fazer para melhorar o meu site? 5

“Preciso de ajuda para implementar estas mudanças!
Quero ser contactado por um especialista, sem compromisso!”

Item added to cart.
0 items - 0.00