Um cartaz deve chamar a atenção, e destacar-se dos demais, para ser eficaz no que transmite. Veja as nossas dicas para fazer um cartaz e destaque-se no mercado!
Os cartazes podem ser criativos, ousados e podem quebrar as regras. São um dos veículos mais eficazes para provocar emoções.
O segredo é encontrar o equilíbrio certo entre os vários elementos que o compõem. A eficácia de um cartaz reside na transmissão atrativa de informações para os gostos estéticos específicos do seu público.
Mas por onde começar e o que é importante ter em mente? Preparámos algumas dicas para fazer um cartaz, que o vão ajudar a tornar o seu trabalho irresistível!
1. O público vem sempre em primeiro lugar.
Conhecer o público-alvo e produto/serviço é a dica mais importante para qualquer criação gráfica. Antes de lançar as mãos ao trabalho, coloque as seguintes questões:
- Qual é o objetivo deste design?
- Para quem estou a criar?
- Estou a vender? O quê?
- Estou a informar? O quê?
- Estou a promover? O quê?
- Quem vai ser o público? O que quero que eles percebam no meu trabalho?
- Onde vai ser colocado?
Não pense que vai perder tempo, nem pense que não está a trabalhar enquanto reflete sobre estes aspetos. Na verdade, 80% do tempo total envolvido numa tarefa deve ser dedicado ao planeamento. Mais vale definir previamente um caminho do que lançar-se à estrada sem saber para onde vai – dessa forma, vai evitar desgaste desnecessário, e o seu trabalho vai fluir de forma muito mais ágil.
2. Retire elementos desnecessários.
A célebre expressão “menos é mais” não poderia ser mais verdadeira. Às vezes, apenas uma palavra ou uma imagem dramática comunica mais do que um texto denso e intrincadas imagens.
O ideal é ter apenas um elemento que se destaque dos restantes e que prenda a atenção.
Evite adicionar elementos gráficos extra ou palavras a mais apenas pelo motivo de acrescentar mais qualquer coisa.
Design: Chloe Morris
3. Use cor para suscitar uma emoção e atrair o olhar.
A cor é um elemento fundamental na criação de um cartaz. Têm o poder de conceder ao mesmo tema diferentes tons: forte, subtil ou romântico.
Também poderá utilizar blocos de cores. Neste caso, é importante certificar-se que as cores escolhidas funcionam bem juntas e, dessa forma, poderá até obter um fundo fantástico.
As cores poderão ser também bem aproveitadas se usar poucas. Apenas com duas cores, é possível obter um efeito surpreendente.
Design: Brian Stauffer
4. Teste a tipografia.
A tipografia é um elemento essencial na criação de um cartaz e, por si só, pode transmitir muito. Uma tipografia sem serifa transmite seriedade, uma serifa com itálico é elegante e uma fonte que simule a escrita à mão pode exprimir jovialidade.
Escolha sempre duas fontes: uma para a headline e outra para o restante.
Para criar maior impacto, jogue com diferentes tipografias. Mas tenha cuidado para não criar demasiado ruído – mantenha-se simples, claro e objetivo.
Design: Will Miller
5. Crie hierarquia visual.
A mensagem que o cartaz transmite deve ser imediata. Assim, disponha a informação por ordem de importância.
Se tiver pouco texto, opte por um elemento gráfico ou uma imagem forte. Se tiver muito texto, pense numa headline grande e depois coloque a restante informação em blocos.
Design: Mike Jones
6. Não hesite em usar o humor.
Seja diferente. Divirta-se. Jogue com palavras e imagens inesperadas – a não ser, claro, que o tema seja sério.
O humor é um dos melhores excitantes da curiosidade. E se pensarmos bem, é praticamente irresistível, no nosso dia-a-dia, quando alguém se ri às gargalhadas, quereremos também saber a piada. Quem não gosta de rir? ?
Design: Alistair Palmer
7. Confie o trabalho a um profissional.
Contar com o serviço de um designer profissional é fundamental para assegurar o sucesso do seu projeto.
Não se deixe levar pela estética per si, porque o que é bonito para si pode não o ser para outras pessoas. E um designer sabe isso. Mesmo que já tenha uma ideia do que deseja, a ajuda de um profissional pode evitar que cometa erros graves quanto a tipos de letra, dimensões, proporções, imagens, etc.
Além disso, o layout será personalizado, pensado e feito para si – dessa forma não correrá o risco de encontrar um cartaz parecido com o seu.
A estrada está aberta. Agora é só criar!
Atraia o seu publico na hora certa, com a mensagem certa. Seja reconhecido pelos melhores motivos, e influencie eficazmente o seu público na hora da decisão.
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