Acrescente o luxo e brilho da impressão com tintas metálicas aos seus trabalhos impressos, e provoque no seu público reações de deslumbramento!
Hoje em dia, as pessoas recebem inúmeros cartões de visita, catálogos e outros materiais impressos. E isso coloca um desafio a todos os empreendedores: como se destacar no meio da multidão?
A impressão com tintas metálicas é uma das formas mais eficazes de tornar o seu material distinto da concorrência – a superfície refletora cria um efeito diferenciador que atrai o olhar e cria um impacto visual duradouro nos seus clientes. E o objetivo vai muito além do aspeto – a sua empresa vai desafiar o status quo.
Vamos olhar mais de perto para este tipo de impressão!
1. Impressão com tintas metálicas – o que é?
A tinta metálica é obtida ao adicionar partículas metálicas à tinta (como cobre, bronze, zinco ou alumínio, dependendo da cor desejada) que, durante o processo de secagem, emergem à superfície e refletem a luz, concedendo um brilho subtil e único ao seu trabalho. É uma cor padronizada, o que significa que obedece ao sistema de cores únicas, como o Pantone, em vez das cores CMYK tradicionais.
A impressão com tintas metálicas são uma forma magnífica de destacar elementos importantes no trabalho, como o logótipo, títulos ou cabeçalhos importantes, acrescentando um brilho discreto, mas luxuoso.
2. Impressão com tintas metálicas – onde posso aplicar?
Este método pode ser aplicado em inúmeros formatos, como, por exemplo:
- Cartões de visita.
- Catálogos.
- Convites.
- Etiquetas personalizadas.
- Pastas empresariais.
- Menus para restaurantes.
- Cartões festivos.
- Papel de embrulho.
- Calendários.
- Flyers e cartazes.
É também uma excelente opção para conceder autenticidade a selos, símbolos ou insígnias em certificados, convites e outros documentos importantes.
3. Impressão com tintas metálicas – que cuidados devo ter?
Nem todas as gráficas são experientes com este tipo de impressão. Peça amostras de trabalhos impressos com tintas metálicas, para antever de forma aproximada o resultado.
Fale com a sua gráfica sobre o design do trabalho. Se tem dúvidas sobre a legibilidade usando tintas metálicas (ou mesmo sobre o tipo de papel), aconselhe-se com especialistas para garantir que tem a melhor experiência com este tipo de impressão.
Salvo indicação em contrário, prefira papel coated – tem maior capacidade de retenção de tinta, o que significa que esta será menos absorvida pelas fibras do papel.
Proteja o material aplicando um verniz de proteção. Os elementos metálicos presentes na tinta são mais propensos à descamação, e uma proteção ajuda a manter o material coeso.