Sim, hoje em dia é incrivelmente importante, uma vez que a saturação digital tem vindo a crescer. Se se concentrar apenas no meio digital, estará a perder uma oportunidade de mercado.
O marketing e a publicidade offline existem desde tempos imemoriais e continuam a ser um dos meios mais populares para as marcas chegarem aos seus clientes.
Sabia que as receitas de publicidade OOH (Out-of-Home) para 2024 são estimadas em 23 mil milhões de dólares, podendo atingir os 46 mil milhões até 2029? E é apenas um dos meios de marketing offline. Há muito mais que se pode fazer.
Se é uma empresa que quer garantir que nenhum caminho fica por explorar ou se quer apenas dinamizar as suas campanhas, é altura de apostar no marketing offline.
Este artigo é sobre tudo o que precisa de saber para fazer o melhor marketing offline para a sua empresa.
Porque é que o marketing offline é importante?
Vamos parar um pouco para perceber porque é que os clientes e as empresas ainda confiam neste meio. Mesmo os gigantes digitais como a Netflix, o Facebook e o Twitter não perdem uma oportunidade de tirar partido do marketing offline.
O que é que o torna tão especial para resistir à grande revolução da Internet?
1 – Os anúncios offline permanecem mais tempo na mente dos clientes
Qual tem sido a sua maior dificuldade no marketing da sua empresa? Pouco alcance? Os clientes não dão atenção ao conteúdo que cria?
Com a capacidade média de atenção humana a tornar-se menor do que a de um peixinho dourado, as marcas e os profissionais de marketing terão de lidar com isto com mais frequência.
Segundo alguns estudos científicos, a capacidade de atenção é muito melhor num registo offline. Há menos ruído de conteúdo a competir pela sua atenção e os clientes podem efetivamente parar para o ler, em vez de se deixarem levar pela vontade de percorrer o ecrã.
Outro ponto forte na manutenção da marca na mente dos clientes é o facto destes materiais terem o poder de envolver múltiplos sentidos, desde a textura do papel até diferentes aromas, proporcionando uma experiência sensorial única. Os materiais offline oferecem uma tangibilidade que simplesmente não pode ser replicada online.
2 – Atingir o público-alvo correto
O marketing digital veio permitir às empresas uma melhor segmentação da publicidade. Mas sabemos que isso se tornou mais difícil nos últimos anos, com os clientes a desenvolver estratégias para evitar anúncios, o iOS a implementar constantes alterações e o Google a eliminar os cookies. Os cliques já não se transformam em clientes tão facilmente como antes.
Mas quando investe em marketing offline através de cupões ou cartões de oferta para os participantes em eventos, visitantes de lojas ou clientes locais, as probabilidades estão muito mais a seu favor.
3 – Rentabilidade
A publicidade online necessita de cada vez mais investimento e o marketing orgânico é uma montanha russa com mudanças de algoritmos como se fosse o menu do pequeno-almoço. Então, o que é que uma pequena empresa, com um orçamento limitado, mas com uma grande ambição, pode fazer?
Tem de complementar a sua estratégia de marketing digital com marketing offline para equilibrar os custos.
Com o marketing offline, pode transmitir informações complicadas sem precisar de investir em vídeos, por exemplo. Existem outros recursos gráficos e visuais eficientes que o podem socorrer.
Um estudo de 2019 diz-nos que as pessoas de todas as faixas etárias processam os anúncios físicos mais rapidamente do que os anúncios digitais. Além disso, as pesquisas também mostram um aumento de 400% na eficácia das campanhas de marketing que têm anúncios digitais e offline.
Esta é a sua oportunidade, aproveite!
4 – Marketing local facilitado
O #Vocalforlocal está agora a tornar-se global. Uma pequena empresa pode ter mais hipóteses se direcionar o marketing para os seus clientes locais e isto está a tornar-se uma grande tendência publicitária online e offline.
E que melhor forma de reforçar os seus esforços de marketing local do que um anúncio num banco de autocarro, ou num painel publicitário estrategicamente colocado nos seus locais-alvo?
Não precisa de adivinhar se a comunidade local viu o anúncio, porque sabe que o verão.
5 – Criar consciência de marca
Fazer com que as pessoas conheçam o nome da sua marca pode ser um enorme desafio. Mas a chave para o conseguir está na implementação de uma estratégia omnicanal, o que inclui o marketing offline.
De facto, 77% dos clientes concordam que a publicidade offline permite uma maior recordação da empresa e a melhor capacidade de atenção offline pode ser uma razão para isso.
Tudo o que precisa de saber é que ter o meio offline como parte do seu Marketing Mix pode ser a sua forma de criar consciência da empresa mais rapidamente do que nunca.
Temos a certeza de que, no final deste artigo, já se apercebeu do valor do marketing offline e está desejoso de os obter para a sua marca. Está entusiasmado com o seu potencial depois deste resumo de factos? Bem, então vamos colocar o entusiasmo em ação.