A comida deliciosa é apenas o começo! Para além de servir comida e bebidas de deixar ágia na boca, uma das chaves para gerir um restaurante de sucesso é proporcionar uma experiência completa aos seus clientes. E os detalhes fazem toda a diferença! Um aspeto que pode parecer um pormenor mas que tem uma enorme importância nessa mesma experiência é a qualidade e a respetiva distribuição dos materiais visuais e informativos que expõe no restaurante para chamar a atenção dos seus clientes.
Continue a ler para obter os nossos melhores conselhos sobre como elevar o seu restaurante a outro patamar e encantar os seus clientes a cada visita.
1 – Menus
Escusado será dizer que o menu é a principal razão pela qual a maioria das pessoas escolhe o seu restaurante para comer. Depois de ter criado o menu perfeito com uma deliciosa viagem de escolhas para os gostos dos seus clientes, a próxima coisa a fazer é apresentar as opções de uma forma esteticamente agradável.
Uma das mais frequentes soluções para menus é o material sintético impermeável e à prova de rasgões. Este material melhora o aspeto do menu, facilita a limpeza e, como bónus, ajuda-o a poupar nos custos de reimpressão ao longo do tempo. No entanto, se planeia alterar o seu menu diariamente ou semanalmente, pode ser mais económico avaliar outras opções. Em vez de um menu sintético, pode considerar uma cartolina mais pesada, um papel de qualidade superior ou mesmo uma aplicação de acabamentos que garanta mais segurança, mantendo a estética mesmo com um menu descartável.
Para além do menu principal de comida, o seu restaurante também pode complementar com outros por exemplo para bebidas ou para promover pratos ou cocktails sazonais.
2 – Toalhetes
O segundo elemento com os quais os clientes tendem a interagir mais nos restaurantes é o toalhete de mesa. Ter uma mesa bonita impressiona sempre os clientes e, mesmo através das redes sociais, os clientes gostam de tirar e partilhar fotografias da comida, juntamente com a mesa e, consequentemente, com os seus adereços.
Experimente colocacar estrategicamente os toalhetes de papel nas mesas de jantar, no campo de visão dos clientes. É frequente serem utilizados como um suplemento ao menu para promover um prato, uma sobremesa, um concurso, um desconto, entre outros.
Para melhorar a experiência do toalhete de mesa, também poderá incluir um código QR com um link para uma página de destino. Embora algumas marcas tenham optado recentemente por mudar para menus exclusivamente digitais, muitos restaurantes descobriram que os mesmos funcionam melhor como complemento para menus físicos do que como substituto. Isto porque, acabam por oferecer mais oportunidades de interação, o que ajuda a melhorar a experiência gastronómica geral dos clientes.
Além disso, permitem uma higienização das mesas muito mais eficiente!
3 – Sacos para talheres
Enrolar, embrulhar e empilhar. Enrolar, embrulhar e empilhar. É um padrão monótono que a maioria das pessoas que trabalham em restaurantes e serviços alimentares reconhece: a tarefa entediante de embrulhar pilhas de talheres em guardanapos antes da chegada dos convidados do dia. Mas embrulhar conjuntos de talheres não é apenas aborrecido. É um risco desnecessário para a saúde e um desperdício de potenciais lucros.
Um estudo recente efectuado por uma cadeia nacional comparou as tarefas: embrulhar e enfaixar à mão os conjuntos de talheres. O resultado? Usar sacos de talheres foi 40% mais rápido. As conclusões deste estudo de eficiência significam menos tempo gasto pelos funcionários na preparação para os clientes e mais tempo para outras tarefas importantes.
Os sacos para talheres também o podem ajudar a tirar o máximo partido até do mais pequeno ponto de contacto com o cliente – mudando a forma como embala e apresenta os seus talheres de uma oportunidade perdida para uma vitória de marketing.
4 – Flyers
Os flyers podem ser utilizados como menus de uma só página. São simples, eficazes e fáceis de levar para casa, por isso, certifique-se de que inclui as informações mais importantes como os horários de abertura e os dados de contacto.
5 – Displays de mesa
Sabemos que provavelmente perde misteriosamente os seus menus a toda a hora, pelo que nunca é demais ter outras alternativas onde os clientes possam aceder ao menu. O display de mesa é sem dúvida uma boa solução que será também muito conveniente para a sua equipa numa noite atarefada. Constituindo um elemento vertical de grande destaque, não só podem cumprir essa função como também são uma excelente oportunidade para captar a atenção dos clientes enquanto apreciam a refeição.
Tal como os toalhetes, pode utilizar estes pequenos expositores de pé para promover as suas especialidades, destacar novos pratos, anunciar eventos futuros, anunciar ofertas de happy hour e muito mais.
6 – Cartões de visita
Os cartões de visita não se destinam apenas a ambientes empresariais. No setor da restauração, são indispensáveis para estabelecer potenciais parcerias com fornecedores e interações com clientes. Um cartão de visita bem concebido e colocado, com informações de contacto essenciais pode também servir para estabelecer contactos e informar os outros sobre a sua marca e o que oferece. Devido ao seu tamanho portátil, é considerado uma das melhores ferramentas de marketing/marca.
7 – Cupões e cartões de desconto
Estes cartões são muito versáteis e permitem aos gerentes dos seus restaurantes proporcionar uma experiência memorável numa variedade de circunstâncias.
Se o seu restaurante espera estabelecer-se como um líder na experiência do cliente, nunca é demais ter um stock destes cupões ou cartões de desconto à mão.
Além disso, é um elemento importantíssimo no processo de fidelização dos seus clientes. Recompensar a fidelidade é uma forma simples de mostrar aos seus clientes que eles são valorizados. Não só promove o retorno do negócio, como mostra que se preocupa.
Fez a check list? Colocou o visto em todas as caixas? Se sim, já tem todos estes essenciais no seu restaurante! Se não, faltam com certeza poucos ingredientes para conseguir criar uma receita para o sucesso.