Já passou com certeza pela situação de estar num local novo, ou precisar de um serviço, e não saber onde recorrer!
Imagine que precisa dos serviços de um Advogado no Porto.
Se abrir o Google e pesquisar por Advogado no Porto, você vai ser reencaminhado para uma lista de resultados de Gabinetes de Advogados disponíveis na área de pesquisa.
Mas… E se for você o Advogado…
Se não tem o seu negócio registado nesta ferramenta quem não o conhece não vai saber que a sua empresa existe.
Neste artigo de blog irá conhecer como funciona a plataforma do Google Business Profile, e quais os benefícios desta ferramenta gratuita no desempenho do seu negócio.
1. O que é o Google Business Profile?
Google Business Profile é uma ferramenta gratuita da Google, Inc., projetada especificamente para proprietários de negócios locais.
É uma plataforma valiosa que pode ajudar o seu negócio a ter mais cliques e a aumentar a visibilidade, disponibilizando aos utilizadores todas as informações sobe a sua empresa.
O funcionamento é simples: após o registo da empresa na plataforma da Google, esta passa a ser apresentada, quando forem realizadas pesquisas relacionadas com o seu negócio. O Google Business permite-lhe ainda estar presente tanto nas pesquisas realizadas no Google como no Google Maps.
2. Recursos do Google Business Profile
Para otimizar a sua presença no Google Business, deve tirar partido de todas as possibilidades oferecidas pela ferramenta. Conheça toda a informação que pode e deve incluir no perfil:
2.1 Escolher categoria de negócio
Com o Google Business Profile, pode escolher qual categoria do seu negócio e, ao mesmo tempo, implementar uma descrição dos produtos ou serviços que disponibiliza e esta atuará como palavras-chave para os utilizadores sempre que estes fizerem uma pesquisa no Google.
2.2 Informações gerais
Pode colocar as informações gerais como, uma breve descrição do seu negócio, morada, contactos, horário de funcionamento e produtos.
2.3 Localização
Ao inserir a morada, a localização exata da sua empresa aparecerá nos resultados de pesquisa, juntamente com um mapa local para exibir onde a sua empresa está posicionada no mapa do utilizador. Esta opção permite que a pessoa navegue em tempo real através do Google Maps e encontre fisicamente o seu negócio. Esta opção é uma mais valia quando um comércio local não tem outra presença digital, ou se encontra numa área repleta de concorrência, pois aumenta a sua visibilidade.
2.4 Fotos
Outro elemento-chave é a capacidade de partilhar fotos da localização do seu negócio, dos serviços ou produtos que oferece. Além disso, os clientes podem carregar e compartilhar as fotos que tiraram no local.
Compartilhar fotos pode mudar a forma como as pessoas veem seu negócio, ao mesmo tempo que ajuda aqueles que estão genuinamente interessados em saber mais.
2.5 Avaliações
As avaliações são muito importantes no momento de decisão entre dois negócios concorrentes. Sendo o Google a principal ferramenta de busca de locais, muitos clientes irão basear suas decisões pelas avaliações que estes locais possuem, e pela forma como a marca responde.
As avaliações da sua empresa serão exibidas automaticamente, o que pode funcionar a favor ou contra o seu negócio.
As avaliações são o reflexo da experiência de compra/consumo do público. Por isso é importante compreender que o desempenho offline interfere diretamente na presença online. Independentemente da avaliação deve sempre responder aos comentários.
2.6 Q&A Perguntas e respostas
A seção de perguntas e respostas é um recurso da “comunidade” que aparece diretamente sob seu nome, endereço e número de telefone. Esta funcionalidade permite que qualquer pessoa que use o Google faça perguntas sobre a sua empresa ou as responda. Como você é o especialista, deve responder a todas as perguntas feitas.
As perguntas podem receber várias respostas, mas as respostas com mais “gostos” serão exibidas como a resposta principal. Em seguida, os utilizadores podem clicar no link para ler mais respostas, se desejarem.
As perguntas funcionam da mesma forma. Se uma pergunta receber pelo menos três gostos, aparecerá no seu perfil do GMB em vez do link padrão “See all questions” (Ver todas as perguntas). Se várias perguntas tiverem mais de três gostos, a pergunta com melhor performance será aquela exibida no seu perfil.
2.7 Publicações
O Google Business disponibiliza uma ferramenta de publicações, através da qual pode publicar atualizações de status, vídeos, fotos e eventos.
O logótipo é fundamental ao trabalhar a imagem da marca, mas, no caso particular do Google Business, a partilha de imagens dos produtos ou serviços, do dia-a-dia do negócio ou das instalações pode ser muito importante para destacar o perfil.
Realizar publicações regularmente é uma forma de manter os seus potenciais clientes atualizados e lembrá-los que sua marca existe.
3. Benefícios do Google Business Profile
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Posiciona o seu negócio no topo dos resultados de pesquisa do Google;
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Aumenta a visibilidade, pois surge em maior destaque;
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Realça informações importantes sobre o negócio;
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Alcança mais tráfego para o website;
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Leva mais pessoas para a loja física;
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Mantém os clientes e potenciais clientes informados;
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Promove a interação dos utilizadores com o negócio;
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Aumenta a credibilidade da marca, pois transmite maior seriedade, uma vez que surge em destaque no Google, como uma empresa estabelecida e verificada pela Google.
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Proporciona ao utilizador uma experiência de navegação fácil e prática;
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Melhora a performance e ranking através de SEO.
Agora que compreendeu a importância de colocar o seu negócio no “mapa” de pesquisas, não deve deixar passar esta oportunidade, que bem explorada, pode ajudar a alavancar os resultados do seu negócio.
Trabalhar com uma empresa de Marketing Digital experiente pode ajudá-lo a extrair o valor máximo da sua presença no Google Business Profile.
Na Minerva, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores de atividade a aproveitar ao máximo a plataforma Google.
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