Comunicação 360º – O que é e como aplicá-la

Entenda o que faz da comunicação integrada uma ferramenta tão importante para sua empresa

Hoje é um dia especial! Fechou negócio com um novo cliente importante com o qual já andava a negociar há meses! Mal soube da novidade, enviou um e-mail ao seu chefe para lhe comunicar e mandou uma mensagem no grupo de WhatsApp dos seus colegas e funcionários para partilhar a novidade.

Durante a hora do almoço, aproveitou para ligar à sua mulher para saber como estava a correr o dia dela e também para lhe contar sobre o seu mais recente sucesso. Ela congratulou-o com orgulho.

Decidiu organizar um jantar com os seus amigos mais chegados, sem expôr o motivo, e acabou por revelá-la ao jantar, festejando juntos e publicando uma fotografia no Facebook sobre a celebração.

Nesta história, comunicou a mesma mensagem com 5 públicos diferentes, através de 5 canais distintos Este é o significado de comunicação 360º (ou comunicação integrada). Vamos verificar na perspetiva das empresas?

Imagine que, num outro dia, acorda e veste-se para ir trabalhar. Enquanto toma o pequeno-almoço, aproveita para dar uma vista de olhos às mensagens no seu telemóvel. Quando abre o grupo de WhatsApp da sua família ou amigos, vê centenas de “bons dias” e alguém que partilhou uma hiperligação para o novo restaurante da cidade. No dia seguinte, a caminho do trabalho, passa por um outdoor com um anúncio referente  ao mesmo restaurante. Apesar de não prestar muita atenção ao anúncio, já memorizou o seu nome. Mais tarde, na mesma semana, na sua passagem diária pelas redes sociais, um prato de massa com um aspeto delicioso chama a sua atenção.

Nota que a sua prima, que vive na mesma cidade, mencionou o marido nessa publicação. E, para seu espanto, apercebe-se que é do mesmo restaurante que já tinha ouvido falar. Agora, curioso, clica no post. Um pop up oferece-lhe um desconto no prato, caso registe o seu e-mail. E porque não? Regista o e-mail e dá uma vista de olhos ao menu. Nesse momento, lembra-se que precisa de resolver um assunto do trabalho e fecha a janela. No entanto, à hora de almoço, recebe uma newsletter desse mesmo restaurante com as ofertas especiais de almoço da semana. Passados dez dias, é o aniversário da sua mulher. À procura de um local para o celebrar, abre uma página com os restaurantes mais famosos da cidade. Aí, um jornalista descreve ao pormenor o ambiente, os pratos, os preços e os clientes do restaurante que já tinha visto no WhatsApp, nas redes sociais, na rádio, no e-mail e, agora, na Internet. Então, a decisão está feita, vai (finalmente) visitar o local.

Talvez já tenha percebido que a comunicação 360ª (ou comunicação integrada) é a presença de uma empresa em diversas plataformas tradicionais ou digitais a impactar diretamente no interesse comercial para a empresa. Para percebermos melhor, abaixo explicaremos alguns aspetos do processo de implementação de uma estratégia de comunicação 360º. 

Como aplicar uma estratégia de Comunicação 360º?

Esta estratégia de comunicação não se limita apenas ao momento em que se visita o restaurante (momento da compra), mas abrange toda a jornada do cliente. 

Tem início no estudo e definição das personas, isto é, na construção dos perfis que definem o seu público alvo. Além das características demográficas, a persona engloba os hábitos, necessidades, desejos e desafios dos clientes e potenciais clientes, permitindo conhecer as formas que a empresa tem de os ajudar. Tendo este conhecimento, já podemos comunicar com os públicos em qualquer uma das fases da jornada do cliente, sabendo qual a mensagem a transmitir, os canais onde comunicar, o montante a investir e distribuir por cada um e qual o melhor momento. É importante ter e manter como objetivo a decisão de compra do nosso produto ou serviço e nunca esquecer o pós-compra, que suporta e fortalece o vínculo da relação da empresa com os clientes.

Se acha que está pronto para levar a sua comunicação ao próximo nível, invista numa estratégia de comunicação 360º e crie mais oportunidades de contacto com seus clientes! 

E lembre-se: A comunicação 360º é um processo contínuo que exige monitorização e ajustes constantes. Esteja atento às tendências do mercado, às necessidades do seu público e às novas tecnologias para garantir que a sua estratégia se mantém atualizada e eficaz. 

Está pronto para começar a construir uma comunicação 360º para a sua empresa?

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